Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16355
Tipo: | TCC |
Título: | Espaço aberto: jogos como fatores intervenientes no processo de conscientização comportamental nos ambientes escolares |
Autor(es): | Santos, Eryka da Silva |
Primeiro Orientador: | Espindola, Maíra Lewtchuk |
Resumo: | A indisciplina escolar é um tema muito recorrente que ocupa cada vez mais espaço nas discussões referentes à prática docente no cenário educacional brasileiro. As queixas mais frequentes que os professores apresentam quando são questionados acerca de suas práticas diz respeito às dificuldades que os mesmos apresentam para lidar com as expressões de indisciplina escolar dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão e o entendimento da comunidade escolar acerca dos comportamentos indisciplinares que ocorrem no âmbito escolar, além de identificar formas de enfrentá-los com o objetivo de auxiliar no ensino e na aprendizagem dos alunos. Para isso, primeiramente apresentamos um panorama da indisciplina escolar. Em seguida realizamos um levantamento do conceito de indisciplina escolar a partir da visão de alguns autores. A partir desse levantamento foi possível perceber as possibilidades de redução dos processos de indisciplinas a partir da ocupação dos momentos ociosos dos alunos, com o funcionamento de um ambiente intitulado “Espaço Consciência e Lazer”. Ao trabalhar com os jogos e as brincadeiras foi possível observar que ao desenvolver as atividades com os alunos como protagonistas deste espaço favoreceram as dimensões corporais, mentais e sociais, assim como, para os docentes ocorreram mudanças de comportamento dos alunos após a instalação do ambiente lúdico com os jogos esportivos e de tabuleiros até mesmo em sala de aula. Para finalizar, ressaltamos a importância de se considerar que nós, enquanto professores, precisamos ser rígidos em nossas regras de convivência sim, mas não intolerantes ou indiferentes, precisamos ser mais amigos e sempre comprometidos com a formação cidadã dos nossos educandos, para a vida. |
Abstract: | School indiscipline is a very recurring theme that occupies more and more space in discussions concerning teaching practice in the Brazilian educational scenario. The most frequent complaints that teachers make when asked about their practices are the difficulties they have in dealing with students' expressions of school indiscipline. In this sense, the present work aims to contribute to the reflection and understanding of the school community about the unruliness behaviors that occur within the school, and identify ways to confront them with the aim of assisting the teaching process and learning of students. For this, we first present an overview of school indiscipline. Then we conducted a survey of the concept of school indiscipline from the view of some authors. From this survey was possible to realize the possibilities of reducing the indiscipline processes from the occupation of idle moments of students, with the operation of an environment entitled "Conscience and Leisure Space". Working with the games and play, it was possible to observe that developing the activities with the students as protagonists of this space favoured the body, mental and social dimensions, as well as, for the teachers, there were changes in the students' behavior after the playful environment was installed, with sports and board games, even in the classroom. Finally, we emphasize the value of considering that we, as teachers, need to be strict in our coexistence rules, but not intolerant or indifferent, we need to be more friends and always committed to the citizen formation of our students, for life. |
Palavras-chave: | Indisciplina escolar Prática docente Sala de aula - indisciplina Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16355 |
Data do documento: | 1-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESS09102019.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons