Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16357
Tipo: TCC
Título: Metodologias no ensino de matemática nos anos iniciais
Autor(es): Silva, Elaine Cristina Bernardino da
Primeiro Orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: Este trabalho discute as metodologias que podem ser usadas no ensino de Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como finalidade analisar quais metodologias os docentes têm utilizado em suas práticas em salas de aula. O referencial teórico foi fundamentado em orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Libâneo (1990), Nunes e Bryant (1997), Farias, Azerêdo e Rêgo (2016), Nacarato, Mengali e Passos (2009), entre outros. Os teóricos contribuíram para a compreensão dos aspectos positivos abordados pelas metodologias e sua relevância. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, teve a coleta de dados com um questionário voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal da cidade de Sapé – PB. Ao serem analisados os dados, foi possível identificar que das propostas metodológicas para o ensino de Matemática, apenas os jogos foram mencionados pelas participantes, ainda que utilizem outros tipos de recursos em suas aulas, como tarefas em cadernos e livros. Inferimos que muitos professores não conheçam as diferentes metodologias apontadas por estudiosos, visto que mais da metade do grupo tem formação em licenciatura em Letras, curso que não contempla o ensino de matemática. É necessário maior investimento em formação continuada, uma vez que as propostas da resolução de problemas, do uso das tecnologias e da história da matemática, juntamente com o planejamento, podem contribuir significativamente na aprendizagem das crianças.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino - matemática
Educação infantil - matemática
Ensino - aprendizagem
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16357
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECBS09102019.pdf670,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons