Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16357| Tipo: | TCC |
| Título: | Metodologias no ensino de matemática nos anos iniciais |
| Autor(es): | Silva, Elaine Cristina Bernardino da |
| Primeiro Orientador: | Azerêdo, Maria Alves de |
| Resumo: | Este trabalho discute as metodologias que podem ser usadas no ensino de Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como finalidade analisar quais metodologias os docentes têm utilizado em suas práticas em salas de aula. O referencial teórico foi fundamentado em orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Libâneo (1990), Nunes e Bryant (1997), Farias, Azerêdo e Rêgo (2016), Nacarato, Mengali e Passos (2009), entre outros. Os teóricos contribuíram para a compreensão dos aspectos positivos abordados pelas metodologias e sua relevância. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, teve a coleta de dados com um questionário voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal da cidade de Sapé – PB. Ao serem analisados os dados, foi possível identificar que das propostas metodológicas para o ensino de Matemática, apenas os jogos foram mencionados pelas participantes, ainda que utilizem outros tipos de recursos em suas aulas, como tarefas em cadernos e livros. Inferimos que muitos professores não conheçam as diferentes metodologias apontadas por estudiosos, visto que mais da metade do grupo tem formação em licenciatura em Letras, curso que não contempla o ensino de matemática. É necessário maior investimento em formação continuada, uma vez que as propostas da resolução de problemas, do uso das tecnologias e da história da matemática, juntamente com o planejamento, podem contribuir significativamente na aprendizagem das crianças. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ensino - matemática Educação infantil - matemática Ensino - aprendizagem Prática pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16357 |
| Data do documento: | 30-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ECBS09102019.pdf | 670,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
