Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16390
Tipo: TCC
Título: Tecnologias da Informação e usuários: uma relação de amor e ódio
Autor(es): Torquato, Danilo Gomes
Primeiro Orientador: Bellini, Carlo Gabriel Porto
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no formato de um caso para ensino, inspirado em uma situação real vivenciada no contexto organizacional de uma instituição pública de ensino superior brasileira, em um de seus Programas de Pós-Graduação (PPG), em que a personagem central vivencia conflitos gerenciais relacionados à efetividade com que os docentes daquele Programa utilizam o Sistema de Informação (SI) do tipo Enterprise Resource Planning (ERP). O caso foi descrito em ordem cronológica dos fatos, trazendo também os antecedentes à problemática apresentada, assim como a contextualização organizacional em que as personagens se encontram. Divide-se no relato do caso, propriamente dito, e nas notas para ensino, as quais contêm as orientações gerais para sua aplicabilidade em sala de aula pelo professor responsável. Possui os seguintes objetivos didáticos: estimular a percepção dos discentes para a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) às organizações públicas ou privadas; estimular a análise crítica quanto às mudanças organizacionais e aos impactos relacionados à adoção das TICs em seus ambientes internos e externos; e desenvolver a percepção dos alunos quanto aos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos favoráveis ou desfavoráveis à utilização das TICs dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas.
Abstract: This work was developed in the format of a teaching case, inspired by a real situation experienced in the organizational context of a public educational institution Brazilian higher education, in one of his Graduate Programs (PPG), in which the experiences managerial conflicts related to the effectiveness with which the teachers of that Program use the Enterprise Resource Planning (ERP) Information System (SI). The case was described in chronological order of facts, also bringing the antecedents to the presented, as well as the organizational context in which characters meet. It is divided into the case report itself and the notes to which contain general guidelines for their applicability in the classroom by the Responsible teacher. It has the following didactic objectives: to stimulate the perception of students on the importance of Information and Communication Technologies (ICTs) to public or private organizations; stimulate critical analysis of changes organizational impacts and impacts related to the adoption of ICTs in their internal and external; and develop students' perceptions of intrinsic motivational factors and favorable or unfavorable to the use of ICTs within organizations, whether whether public or private.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistema de Informação Gerencial
Enterprise Resource Planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16390
Data do documento: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DGT08112019.pdf325,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.