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metadata.dc.type: TCC
Title: Permanência na escola: um desafio na trajetória escolar da pessoa com deficiência
metadata.dc.creator: Barros, Natália da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Joana Rostirolla Batista de
metadata.dc.description.resumo: O pleno acesso e a permanência da pessoa com deficiência na escola não é, ainda, uma realidade. Diversos fatores culturais, políticos e sociais contribuem para a manutenção desse quadro de dificuldade, incluindo a negação do direito de acesso à educação, podendo ser este um dos fatores que contribuem para o baixo índice de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho e/ou com rendimentos inferiores aos das pessoas sem deficiência. O objetivo desse trabalho é problematizar, a partir da história escolar e acadêmica da autora, sobre os desafios para a permanência da pessoa com deficiência na escola pública e na universidade pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja primeira etapa foi resgatar as memórias depois construir um diário escolar, a partir dele identificar eixos temáticos que foram bullying, o papel do professor e do preceptor, o papel da família, capacidade de resiliência, processos de exclusão dentro da escola, relacionamentos interpessoais, políticas público-sociais de educação especial na perspectiva da inclusão escolar e acesso e permanência: da educação básica ao ensino superior com base nesses, realizar pesquisas bibliográficas e fichamentos para, então, chegar às considerações finais. É possível observar uma relação positiva entre o desenvolvimento de características de resiliência e a melhoria do desempenho escolar com maior supervisão familiar, maior apoio social e melhores relacionamentos com amigos e professores, cooperando para a confirmação da hipótese de que indivíduos com características de resiliência demonstram ter mais recursos internos e externos que podem levá-los à superação do fracasso escolar.
Abstract: Full access and permanence of people with disabilities in school is not yet a reality. Various cultural, political and social factors contribute to the maintenance of this difficulty, including the denial of the right of access to education, which may be one of factors contributing to the low rate of people with disabilities in the labor market and / or With lower incomes than people without disabilities. The objective of this work is to problematize, from the academic and academic history of the author, on the challenges for the permanence of the disabled person in the public school and the public university. It is a qualitative research whose first step was to rescue memories after building a school diary, from it to identify thematic axes that were bullying, the role of the teacher and the tutor, the role of the family, capacity for resilience, processes of exclusion Within the school, interpersonal relationships, public / social policies of special education in the perspective of school inclusion and access permanence: from basic education to higher education based on these, conduct bibliographical research and records to then come to the final considerations. It is possible to observe a positive relationship between the development of resilience characteristics and the improvement of school performance with greater family supervision, greater social support and better relationships with friends and teachers, cooperating to confirm the hypothesis that individuals with resilience characteristics More internal and external resources that can lead them to overcome school failure.
Keywords: Inclusão Escolar
Pessoa com Deficiência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Terapia Ocupacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1644
Issue Date: 19-May-2017
Appears in Collections:TCC - Terapia Ocupacional

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