Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16442
Tipo: TCC
Título: Dimensões sociopedagógicas do Curso de Licenciatura em História do PRONERA na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Barbosa, Fernanda Ribeiro
Primeiro Orientador: Toscano, Geovania da Silva
Segundo Orientador: Costa, José Jonas Duarte da
Resumo: Esse trabalho busca analisar o curso de Licenciatura em História PRONERA/UFPB, as repercussões no processo de construção do conhecimento de algumas especificidades pedagógicas na realização dos cursos PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e está organizado da seguinte maneira: inicialmente apresentamos a Educação do Campo e seu contexto na Universidade Brasileira abordamos essas especificidades pedagógicas do ponto de vista teórico. Como surgiram, a que se propõem essas novas teorias pedagógicas e como, na prática, se realizam. Em seguida, analisamos essas especificidades na realização prática do curso de Licenciatura em História da UFPB. Partimos inicialemente de uma revisão bibliográfica, específica sobre Educação do Campo, Questão Agrária e PRONERA. Em seguida realizamos levantamento da documentação existente sobre o curso. Legislação federal, resoluções da universidade, documentos dos movimentos sociais e, sobretudo, relatórios realizados pelos coordenadores das CPP – Comissão Política Pedagógica, detalhando realidades do curso que são objetos da pesquisa. Como fonte importante de análise também, foi utilizada nossa vivência no curso durante todas essas etapas. Há, de fato, elementos originais para, sendo oportunizado mais tempo se debruçar e realizar análises mais profundas. Ou seja, procuramos trazer à tona, elementos empíricos e aspectos discursivos para futuras pesquisas.
Abstract: This work seeks to analyze the degree course in History PRONERA / UFPB, the repercussions in the process of building knowledge of some pedagogical specificities in the realization of the courses PRONERA - National Program of Education in Agrarian Reform and is organized as follows: initially we presented Education of the Field and its context in the Brazilian University we approach these pedagogical specificities from the theoretical point of view. As they emerged, what these new pedagogical theories propose and how, in practice, they are realized. Next, we analyze these specificities in the practical accomplishment of the course of Degree in History of the UFPB. We first started with a bibliographical review, specific on Field Education, Agrarian Question and PRONERA. Then we carry out a survey of the existing documentation about the course. Federal legislation, university resolutions, documents of the social movements and, above all, reports made by the coordinators of the CPP - Political Pedagogical Commission, detailing course realities that are objects of the research. As an important source of analysis as well, our experience in the course was used during all these stages. There are, in fact, original elements for, being more time opportune to study and perform deeper analysis. That is, we seek to bring forth, empirical elements and discursive aspects for future research.
Palavras-chave: Educação do campo
Movimentos sociais do campo
Pedagogia da alternância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16442
Data do documento: 8-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRB08112018.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons