Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16477
Tipo: TCC
Título: Emília: mesa de luz para crianças com baixa visão
Autor(es): Gico, Myrella Barbosa Dantas
Primeiro Orientador: Moura, Francisco Islard Rocha de
Resumo: O projeto de conclusão do curso de Design ao qual este relatório refere-se traz como abordagem principal a adaptação de ferramentas utilizadas por crianças com baixa visão em fase escolar, com o intuito de proporcionar uma maior acessibilidade em diversos sentidos. Um dos pilares deste projeto é a difusão de uma ferramenta em plataforma aberta, e totalmente suscetível a alterações, sem um valor fixo, pois foi pensada para ser totalmente adaptável. O projeto fundamentou-se em dois métodos de ensino, o Reggio Emilia e o Montessoriano, ambos promovem a autonomia da criança em seus processos de aprendizado, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelas crianças com baixa visão dentro do âmbito escolar, o produto desenvolvido visa proporcionar autonomia a estes escolares, porém não só para eles, pois os métodos de ensino que norteiam o trabalho também promovem a coletividade. Este é um projeto que se baseia também no design universal, projetos para todos e não inclusivos exclusivos. A intenção deste produto é proporcionar às crianças, com ou sem baixa visão interações além da sala de aula e além dos contextos escolares, este projeto tem pretensões sociais e educacionais em sua base principal na busca de uma educação coletiva e livre.
Abstract: The project of completion of the Design course to which this report refers brings as its main approach the adaptation of tools used by children with low vision in school phase, in order to provide greater accessibility in several ways. One of the pillars of this project is the diffusion of an open platform tool that is totally susceptible to change, without a fixed value, because it was thought to be fully adaptable. The project was based on two teaching methods, Reggio Emilia and Montessori, both promote the autonomy of children in their learning processes, taking into account the difficulties faced by children with low vision within the school, the product developed aims provide autonomy to these students, but not only for them, because the teaching methods that guide the work also promote the collective. This is not a project that is also based on universal design, exclusive for all and non-inclusive projects. The intent of this product is to provide children, with or without low vision, interactions beyond the classroom and beyond school contexts, this project has social and educational pretensions at its main base in the search for a free and collective education.
Palavras-chave: Design
Educação de crianças
Baixa visão
Early childhood education
Low vision
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16477
Data do documento: 18-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBDG30092019.pdf6,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons