Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1649
metadata.dc.type: TCC
Title: Situação familiar de vulnerabilidade social: práticas parentais e problemas de comportamento na escola
metadata.dc.creator: Ramalho, Lívia Maria Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Joana Rostirolla Batista de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa, sobre situação de vulnerabilidade social, práticas parentais e problemas de comportamento na escola. Teve como objetivo identificar se há relação entre os três fatores supracitados e, se houver, identificar se e como a Terapia Ocupacional vem contribuindo para o impacto desses fatores para o comportamento de crianças na escola. Vinte estudos foram incluídos, destes quatro foram da Terapia Ocupacional, que permitiram identificar e analisar sobre o desenvolvimento das crianças, a importância da atuação e a necessidade de pesquisa da Terapia Ocupacional nessa temática. Concluiu-se que existem poucas publicações da área voltadas para a vulnerabilidade social e estas deixam claro a importância e o papel do terapeuta ocupacional nesse contexto, esses trabalhos correlacionam sobre práticas parentais e problemas de comportamento na escola, porém não explicam a atuação do terapeuta ocupacional nesses contextos e nem como são caracterizados.
Abstract: This paper presents integrative review literature search about the situation of social vulnerability, parenting and behavior problems at school. It aims to identify whether there is a relationship between those three factors and, if is it, identify whether and how occupational therapy has contributed to the impact of these factors for the behavior of kids in school. Twenty studies were included, four of these were of occupational therapy, which helped to identify and analyze on the development of children, the importance of performance and the need for research of Occupational Therapy in this theme. It was concluded that there are few publications in the field of occupational therapy focused on social vulnerability and these make clear the importance and the role of the occupational therapist in this context, these works correlate on parenting and behavioral problems in school, but do not explain the performance occupational therapist in these contexts or how they are characterized.
Keywords: Problemas de Comportamento
Terapia Ocupacional
Vulnerabilidade Social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Terapia Ocupacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1649
Issue Date: 2-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMMR 14062016.pdf567,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons