Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16571
Tipo: TCC
Título: Competências do advogado do futuro e desafios em sua presente formação
Autor(es): Rinaldi, Maria Angélica
Primeiro Orientador: Godinho, Adriano Marteleto
Resumo: A inserção da Tecnologia da Informação (TI) no Direito vem provocando uma série de mudanças. São novos tipos de demandas associadas à TI, novas profissões jurídicas baseadas em Tecnologia e novas soluções sistêmicas para a atuação profissional. Tem-se desde a automação de tarefas braçais e repetitivas até a busca pela melhor solução à determinada causa e provável sentenciamento, com a Inteligência Artificial. Em meio a esse futuro em construção, está o profissional do Direito que se defronta com o desafio de assumir um papel diferenciado, com melhor uso da TI e potencialização de suas características humanas. Novas competências fazem-se necessárias no desenvolvimento desse profissional, de formação tecnicista, a fim de melhor se posicionar e aproveitar o futuro tecnológico do Direito. Esse é o objetivo da pesquisa: analisar competências a se fazerem necessárias para a atuação do advogado no futuro, principalmente diante do avanço tecnológico da área, e os desafios da formação atual frente a esse contexto. No embasamento teórico, buscou-se referências sobre o futuro do Direito, a evolução da presença da TI, novas competências do profissional do Direito, adotando-se o modelo da CEPI/FGV (2018), e encaminhamentos para o desenvolvimento dessas competências. A estratégia metodológica foi baseada na análise dos questionários respondidos por 11 professores atuantes em cursos de Direito, sendo o estudo indutivo, qualitativo e exploratório/descritivo, fazendo uso da Análise de Conteúdo. Como principal contribuição temse as competências evidenciadas ao futuro exercício do profissional do Direito, destacando-se: Conhecimento em diferentes áreas do Direito; Análise crítica de dados; Construção de soluções para problemas complexos; Gestão estratégica de processos; Métodos consensuais de resolução de conflitos; Habilidades de gestão empresarial; Empreendedorismo entre outras. Sumariamente, ganham força competências associadas ao contexto Empresarial e TI, com presenças mais equilibradas em relação ao Direito e Comportamental. Encaminhamentos para o desenvolvimento dessas competências são apresentados sob a perspectiva de três agentes promotores: Instituições, Professores e Alunos. Destacam-se as alternativas de: Meios diferenciados para novas formações; Novas disciplinas no curso de Direito; Incrementar o uso da TI (inclusive IA) nas disciplinas; Conhecimento prévio, iniciativas e incentivo pelos professores; Promoção do pensamento crítico e consciente dos alunos entre outros. Conclui-se com a proposição de alternativas mais viáveis para esse desenvolvimento, considerando-se as universidades se adaptando para preparar esse novo profissional que o mercado espera e promovendo-se o diálogo e reflexões sobre o futuro que se constrói e quais impactos trará consigo. Como colaboração prática, as recomendações ao profissional do Direito com principais competências que já se mostram evidenciadas para seu futuro. Esse, ainda não muito claro, mas que trará profundas mudanças às quais deve-se estar preparado, possibilitando uma nova perspectiva de atuação profissional.
Abstract: The insertion of Information Technology (IT) in Law has been causing a series of changes. These are new types of demands associated with IT, new technology-based legal professions and new systemic solutions for professional performance. It starts from the automation of repetitive and manual tasks and goes to the search for the best solution to a particular cause and probable sentencing, with Artificial Intelligence. In the midst of this future under construction, is the legal professional who faces the challenge of assuming a different role, with better use of IT and enhancement of his human characteristics. New competencies are needed in the development of this professional, in the middle of his technicist development, in order to better position and take advantage of the technological future of law. This is the purpose of the research: to analyze the competencies to be necessary for the attorney's performance in the future, mainly in the face of technological advances of the area, and the challenges of current education in face this context. In the theoretical background, it sought references about the future of law, the evolution of the presence of IT, new competencies of the legal professional, adopting the CEPI / FGV model (2018) and references for the development of these competencies. The methodological strategy was based on the analysis of the questionnaires answered by 11 law professors, being the inductive, qualitative and exploratory / descriptive study, using Content Analysis. The main contribution has the competencies evidenced to the future practice of the legal professional, highlighting: Knowledge in different areas of law; Critical analysis of data; Construction of solutions to complex problems; Strategic process management; Consensual methods of conflict resolution; Business management skills; Entrepreneurship, etc. Summarily, competencies associated with the Business and IT context gain strength, with more balanced presences in relation to Law and Behavior. Referrals to the development of these competencies are presented from the perspective of three promoters: Institutions, Teachers and Students. Highlights are the alternatives of: Differentiated means for new formations; New subjects in the Law course; Increase the use of IT (including AI) in disciplines; Prior knowledge, initiatives and encouragement by teachers; Promotion of critical and conscious thinking of students, among others. It concludes with the proposition of more viable alternatives for this development, considering the Universities adapting to prepare this new professional that the market expects and promoting dialogue and reflections on the future that is being built and what impacts it will bring with it. As a practical collaboration, the recommendations to the legal professional with main competencies that are already evidenced for his future. This one, although unclear yet, will bring profound changes, and he needs to be prepared to face it, allowing a new perspective of professional performance.
Palavras-chave: Advocacia do Futuro
TI e Direito
Modelo de Competência
Advocacy of the Future
IT and Law
Competency Model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16571
Data do documento: 19-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAR11112019.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons