Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16615| Tipo: | TCC |
| Título: | A mobilidade acadêmica internacional na graduação como estratégia para efetivação do processo de internacionalização da UFPB: uma análise do PROMOBI – Programa de Mobilidade Internacional |
| Autor(es): | Vinycius de Andrade Santos , Paulo |
| Primeiro Orientador: | Carolina Vieira Bastos , Ana |
| Resumo: | A internacionalização do ensino superior é uma realidade para a maioria das universidades ao redor do mundo. Por essa razão, é indispensável que as comunidades acadêmicas compreendam esse fenômeno e estimulem as atividades que agregam uma dimensão internacional aos seus campi, dentre elas a mobilidade acadêmica internacional na graduação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar especificamente como o Programa de Mobilidade Internacional da Universidade Federal da Paraíba vem sendo utilizado como uma estratégia para a internacionalização dessa instituição. A pesquisa tem caráter qualitativo e natureza exploratória. A partir de trabalhos realizados por alguns autores, tais como Altbach (2002), de Wit (2002) e Knight (2004), analisamos relatórios fornecidos por órgãos da instituição e observamos resoluções internas. Por meio da análise desses dados, conclui-se que são necessários ajustes no programa para que ele se adeque à atual política de internacionalização da UFPB. |
| Abstract: | La internacionalización de la enseñanza superior es una realidad para la mayoría de las universidades alrededor del mundo. Por esta razón, es indispensable que las comunidades académicas entiendan este fenómeno y estimulen las actividades que agregan una dimensión internacional a sus campus, entre ellas la movilidad académica internacional en la graduación. Por este motivo, el objetivo de este trabajo es analizar específicamente cómo el Programa de Movilidad Internacional de la Universidad Federal de Paraíba viene siendo utilizado como una estrategia para la internacionalización de esa institución. La investigación tiene carácter cualitativo y naturaleza exploratoria. A partir de trabajos realizados por algunos autores, tales como Altbach (2002), de Wit (2002) y Knight (2004), analizamos informes proporcionados por órganos de la institución y observamos resoluciones internas. Por medio del análisis de esos datos, se concluye que son necesarios ajustes en el programa para que se adecúe a la actual política de internacionalización de la UFPB. L'internationalisation de l'enseignement supérieur est une réalité pour la plupart des universités du monde. Pour cette raison, il est indispensable que les communautés académiques comprennent ce phénomène et stimulent les activités qui ajoutent une dimension internationale à leurs campus, notamment la mobilité académique internationale dans les programmes de premier cycle. Pour cette raison, l'objectif de ce travail est d'analyser spécifiquement comment le programme de mobilité internationale de l'Université Fédérale de Paraíba a été utilisé comme stratégie pour l'internationalisation de cette institution. La recherche est de nature qualitative et exploratoire. Sur la base des travaux de certains auteurs, tels que Altbach (2002), de Wit (2002) et Knight (2004), nous analysons des rapports fournis par les organes de l'institution et observons de résolutions internes. L'analyse de ces données permet de conclure que des ajustements sont nécessaires dans le programme afin d'adapter la politique d'internationalisation actuelle de l'UFPB. The internationalization of higher education is a reality for most universities around the world. For this reason, it is indispensable that the academic communities understand this phenomenon and stimulate the activities that add an international dimension to their campuses, among them international academic mobility in undergraduate studies. For this reason, the objective of this work is to analyze specifically how the International Mobility Program of the Federal University of Paraíba has been used as a strategy for the internationalization of this institution. The research is qualitative and exploratory in nature. Based on works by some authors, such as Altbach (2002), de Wit (2002) and Knight (2004), we analyze reports provided by the institution's bodies and observe internal resolutions. By investigating these data, it is concluded that adjustments are needed in the program in order to adapt the current internationalization policy of the UFPB. |
| Palavras-chave: | Internacionalização Mobilidade Acadêmica Cooperação Internacional Ensino Superior |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Mediações Interculturais |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16615 |
| Data do documento: | 26-Abr-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PVAS10052019.pdf | 962,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
