Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1666
metadata.dc.type: TCC
Title: Sono e vida acadêmica: implicações no cotidiano dos discentes
metadata.dc.creator: Porciúncula, Elaine Rayane Cavalcanti Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Márcia Queiroz de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho intitulado “Sono e vida acadêmica: implicações no cotidiano dos discentes” buscou avaliar a influência da qualidade do sono no cotidiano dos estudantes universitários e a percepção destes acerca da repercussão em seu desempenho ocupacional. A população da pesquisa foi constituída por estudantes de diferentes períodos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. A coleta de dados aconteceu em duas etapas: a primeira foi realizada através de um questionário eletrônico contendo questões estruturadas e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR), enviados para os estudantes via internet. Na segunda etapa foi realizado um Grupo Focal com seis estudantes de diferentes períodos, selecionados de modo aleatório. Por tratar-se de uma pesquisa quali-quantitativa, os dados coletados através do questionário e do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR) foram analisados estatisticamente, utilizando a amostra total (n = 110), processados por meio do Microsoft Excel 2013. A análise dos dados coletados através do Grupo Focal foi realizada de forma descritiva simples. Constatamos através do escore global do PSQI-BR que 56,96% dos estudantes apresentaram no último mês qualidade ruim do sono, e 40,51% apresentaram presença de distúrbio do sono. Esses dados quando associados às percepções dos estudantes através do grupo focal fortalecem esse resultado. Pois para estes alunos, o padrão do sono interfere em seu desempenho ocupacional principalmente nas atividades referentes a educação, lazer e participação social.
Abstract: This work entitled "Sleep and academic life: implications for the daily lives of students" aimed to evaluate the influence of sleep quality in college students daily life and their perception about the impact on their work performance. The research population were students from different periods of Occupational Therapy course at the Federal University of Paraíba. Data collection took place in two moments: the first was held through an electronic questionnaire with structured questions and Sleep Quality Index in Pittsburgh (PSQI-BR), sent to students via the Internet. In the second moment it conducted a focus group with six students from different periods, selected at random. As this is a qualitative and quantitative research, data collected through the questionnaire and the Sleep Quality Index Pittsburgh (PSQI-BR) were statistically analyzed using the total sample (n = 110), processed through Microsoft Excel 2013. The analysis of data collected through the focus group was held in a simple descriptive manner. We found, using the global PSQI score-BR that 56.96% of the students presented bad sleep quality on the previous month and 40.51% presented sleep disorder. These data when associated with perceptions of students through focus group strengthen this result. Therefore, for thore students, the pattern of sleep interferes on their work performance mainly in activities relating to education, leisure and social participation.
Keywords: Sono
Terapia Ocupacional
Vida Acadêmica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Terapia Ocupacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1666
Issue Date: 26-Nov-2015
Appears in Collections:TCC - Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERCGP 09122015.pdf862,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons