Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16661
Tipo: | TCC |
Título: | Música religiosa: uma breve análise das práticas musicais de igrejas cristãs |
Autor(es): | Aragão, Iranilson Chianca |
Primeiro Orientador: | Gnerre, Maria Lucia Abaurre |
Resumo: | Este estudo buscou analisar alguns aspectos da música religiosa cristã no decorrer da história, visto que a música é uma arte que manifesta nossos sentimentos. Portanto, torna-se de grande valia compreender como a música se apresenta em meio aos diferentes rituais cristãos e fazer uma análise do discurso dos grupos de canto. O objetivo geral deste trabalho é compreender a experiência da música cristã em algumas comunidades católicas e protestantes da cidade de João Pessoa. Além de tentar perceber quais são as principais categorias presentes nas pregações das músicas e descrever a estrutura de distribuição espacial e visual dos grupos de canto nessas respectivas Igrejas. Como método de investigação foi utilizado a observação direta, destacando-se como uma pesquisa analítica, com análise de dados qualitativos de cunho bibliográfico, a partir de material já publicado, bem como a “análise do discurso” dos músicos, como forma de expressar o quanto a música foi se modificando a partir das contribuições deixadas pelos acontecimentos históricos, os quais contribuíram para a inovação de sua execução nos Cultos e nas Missas. |
Abstract: | This study sought to analyze some aspects of Christian religious music in the course of history, since music is an art that expresses our feelings. Therefore, it becomes of great value to understand how the music presents itself among the different Christian rituals and to make an analysis of the discourse of the singing groups. The general objective of this work is to understand the experience of Christian music in some Catholic and Protestant communities in the city of João Pessoa. Besides trying to understand which are the main categories present in the preaching of the songs and to describe the structure of spatial and visual distribution of the singing groups in these respective Churches. As a research method, direct observation, standing out as an analytical research, with analysis of qualitative bibliographic data, from material already published, as well as the "discourse analysis" of the musicians, as a way of expressing how the music has been changing from the contributions left by historical events, which contributed to the innovation of its execution in the Cults and Masses. |
Palavras-chave: | Música religiosa Catolicismo Protestantismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16661 |
Data do documento: | 31-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ICA02052019.pdf | 952,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons