Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16671
Tipo: TCC
Título: RELATOS DE UMA UNIVERSITÁRIA: A IMPORTÂNCIA DE SE CONSIDERAR A RELAÇÃO HUMANIZADA ENTRE AS EMOÇÕES E O COGNITIVO DENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(es): VAZ , ELIANE DE OLIVEIRA MARINHO
Primeiro Orientador: Rodrigues , Hermano de França
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de se ter em conta a relação existente entre as emoções e suas consequências sobre a cognição, como também, suas repercussões de acordo com a desvalorização do emocional, dos sentimentos e seus reflexos no processo ensino-aprendizagem. Ser um docente não deve restringir-se a transmitir apenas o conhecimento, esquecendo-se de que também lhe é incumbida a preparação social e emocional do discente. A ausência de um olhar que comtemple a complexidade humana, implica em um prejuízo na relação saudável entre alunos e professores, comprometendo o êxito do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que este, em grande parte encontra-se envolvido em uma rede de emoções. O conhecimento é algo libertador; em nome desse nobre propósito, se fazem necessárias mudanças urgentes na percepção e na metodologia pedagógica. O aluno está para o professor assim como a bússola está para o norte. Isso é algo sublime, que não pode permanecer sem seus devidos ajustes. Tudo evolui com o tempo, sempre em busca de melhoras e aperfeiçoamentos. Com a educação não deveria ser diferente. Não é aceitável que se mantenham alunos e professores em situações muitas vezes conflitantes por falta de um sistema que não tem contemplado de forma correta e prioritária tais mudanças pertinentes. E serão elas, que se encarregarão de estabelecer a harmonia entre o que busca o conhecimento, e o que o conduz a ele. Estudar é algo sumamente consumidor, física e emocionalmente. Portanto, é inadmissível que não se venha a ter, devidamente em conta, que o ser humano é um ser pleno com suas emoções e sentimentos, indissoluvelmente imbricados. Isso significa que, para a saúde mental, tanto dos discentes como dos docentes, e também para o melhor desempenho deles, se faz necessário que não se perca mais tempo para realizar os aperfeiçoamentos nessa área. Fazer ajustes e adequações que se necessitam, deveria ser uma constante pela educação, o que melhoraria, indiscutivelmente, as relações entre aluno-professor, ademais de otimizar o processo ensino-aprendizagem.
Abstract: El objetivo de este trabajo es enseñar la importancia de observarse la relación existente entre las emociones y sus consecuencias sobre la cognición, como también sus repercusiones cuando ocurre la devaluación de lo emocional, de los sentimientos y de sus reflejos en el proceso de la enseñaza-aprendizaje. Ser un docente no debe restringirse a la transmisión del conocimiento, olvidándose de la preparación social y emocional del discente. La ausencia de una mirada que contemple la complejidad humana, implica en un perjuicio en la relación saludable entre alumnos y profesores, comprometiendo el logro del proceso de la enseñanza-aprendizaje, una vez que éste, en gran parte, se encuentra involucrado en una red de emociones. El conocimiento es algo libertador; en nombre de ese noble propósito, se hacen necesarios cambios urgentes en la percepción y la metodología pedagógica. El alumno está para el profesor, así como la brújula está para el norte. Esto es algo sublime, y no puede permanecer sin sus debidos ajustes. Todo evoluciona con el paso del tiempo, siempre en la búsqueda de la perfección. En la educación no debería ser distinto. No es aceptable que se mantengan alumnos y profesores en situaciones a menudo conflictivas, en virtud de un sistema que no contemple de manera correcta y prioritaria, los cambios pertinentes. Serán éstos que se encargarán de establecer la harmonía entre el que busca el conocimiento, y el que lo conduce a él. Estudiar es algo sumamente consumidor, tanto físicamente, como emocionalmente. Por lo tanto, es inadmisible que no se tenga en cuenta que el ser humano es un ser pleno que posee emociones y sentimientos, indisolublemente imbricados. Ello significa que, para la salud mental, tanto de los discentes como de los docentes, y también para el mejor desarrollo de las actividades concernientes a ambos, se hace necesario que no se pierda más tempo y que se realicen ajustes. Hacer cambios y adecuaciones, debería ser una constante en el campo educacional, lo que mejoraría, indiscutiblemente, las relaciones entre alumnosprofesores, además de optimizar el proceso de la enseñanza-aprendizaje
Palavras-chave: Emoções
Humanização
Cognitivo
Processo ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16671
Data do documento: 15-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EOMV09092019.pdf798,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.