Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNÓBREGA, CRISTIANO ALMEIDA-
dc.date.accessioned2019-12-18T16:51:15Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-18T16:51:15Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16679-
dc.description.abstractT r rc ’ m y r ry B y B y u wr by K Chopin, starting from a discussion about relationships with the water, identity and mental insanity and how it relates to the transformation of Jacqueline into La Folle the mad one. Released in 1894, as part of the Anthology Bayou Folk, this short story narrates the trajectories of rupture and reconciliation between Jacqueline and the plantation Bellissime and yet the maternal relationship b w J cqu C ér P’ M î r . A c r u Am r c ci-ologist Patricia Hill Collins (2000), we identified in the narrative an attempt to deny black wom-anhood since Jacqueline is associated with the controlling image of the mammy, always willing to serve and sacrifice herself. It also referred to Bachelard (1998), in order to point out connec-tions between the waters of bayou and the maternal milk, which in the short story highlights the distance between the character and her mother. On the other hand, the same waters symbolize her resistance and separation between the character and the community around her, configuring a real and imaginary border which separates Jacqueline and the world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-18T16:51:15Z No. of bitstreams: 1 CAN09092019.pdf: 644188 bytes, checksum: 5a74e9a9bda513d4a6ad9ff96799c587 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-18T16:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAN09092019.pdf: 644188 bytes, checksum: 5a74e9a9bda513d4a6ad9ff96799c587 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectKate Chopinpt_BR
dc.subjectBeyond the Bayou.pt_BR
dc.subjectÁgua.pt_BR
dc.subjectLoucurapt_BR
dc.subjectPlantationpt_BR
dc.titleDE JACQUELINE A LA FOLLE: ÁGUA E LOUCURA EM BEYOND THE BAYOU, DE KATE CHOPINpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Danielle de Luna-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o conto Beyond the Bayou, de Kate Chopin, a partir de uma discussão sobre as relações entre água, identidade e loucura e os caminhos que levam a transformação da personagem Jacquelinne em La Folle, a louca. Publicado em 1894, parte da antologia Bayou Folk, o conto discorre sobre a trajetória de ruptura e reintegração de Jacqueline à p br r çã m r qu c m C ér P’ M î r . A c r nos estudos da socióloga estadunidense Patricia Hill Collins (2000), identificamos, na narrativa, características de negação da feminilidade negra ao associarmos Jacqueline à imagem de controle da mammy, sempre disposta a servir e sacrificar-se. Recorremos a Bachelard (1998), para apontar conexões entre as águas do bayou e o leite materno, que no conto destacaria o afastamento entre a personagem e sua mãe. Por outro lado, as mesmas águas simbolizam a resistência e separação entre a personagem e a comunidade que a circunda, configurando-se em uma fronteira real e i-maginária entre Jacqueline e o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAN09092019.pdf629,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.