Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16681
Tipo: TCC
Título: ENQUANTO SOBEM OS CRÉDITOS: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM CINEMA E SUA PROSPECÇÃO PARA LITERATURA João Pessoa 2019
Autor(es): LIMA, FABIANO FRANCISCO OLIVEIRA
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo prospectar sobre a emancipação da experiência estética em leitura literária via cinema. Esteando-se na ficcionalização de espectadores de filmes com finais abertos, buscou-se perscrutar a experiência estética na literatura, conforme premissa abordada por Santos (2017) de que é possível, via cinema, alcançarse uma experiência estética de qualidade na leitura literária. Para tanto, foram analisados os comentários escritos e publicados, via internet, de espectadores de filmes, cujos finais são abertos. Estes comentários constituíram o corpus de estudo sobre a experiência estética, à luz das teorias do Efeito Estético e da Antropologia Literária, de Wolfgang Iser, como parâmetro para pensar os processos metaprocedimentais envolvidos na leitura literária experimentados também na vivência com o cinema e como a consciência de tais processos pode reverberar, de volta, em ganhos na leitura. Foram selecionados, então, comentários sobre os filmes “A Separação” (2012), dirigido por Asghar Farhadi, “Complicações do Amor” (2014), de Charlie McDowell; e “Dentro da Casa” (2013), do diretor François Ozon. Foram construídas categorias de análise prévia destes comentários, classificando-os, em seguida. Esta classificação engendrou duas tabelas de frequência absoluta e relativa, uma para a codificação realizada e outra para a classificação dos filmes em termos avaliativos representados por estrelas. A análise das duas tabelas mais a leitura analítica do corpus forneceu indicadores para inferências sobre a experiência estética dos espectadores em pauta. Depreendeu-se desta análise final o revérbero para a emancipação estética em leitura literária. O presente estudo abre caminhos para aprofundamento no ensino de leitura de literatura.
Abstract: The present paper aims at prospecting the emancipation of the aesthetic experience in literary reading via cinema. Relying on the fictionalization of the audience of open-ended movies, the study sought to scrutinize the aesthetic experience in literature, as premised by Santos (2017), that it is possible, through cinema, to achieve an improved aesthetic experience in literary reading. Thus, some written and online-published comments about the end of open-ended movies were analyzed according to the audience's experience. Those comments constituted the corpus of the studying on aesthetic experience in regard to Wolfgang Iser's Theories of Aesthetic Response and Literary Anthropology, both of used as parameter for thinking about the meta-procedural processes involved in the literary reading and the cinema experiencing; as well as the awareness of how such procedures can affect the act of reading. The comments were selected from the films “The Separation” (2012), directed by Asghar Farhadi, “The One I Love” (2014), directed by Charlie McDowell; and “In the House” (2013), directed by François Ozon. Some categories were built to prior analysis and classification. The classification generated two absolute and relative frequency tables, one for the coding performed and another for the rating of films in evaluative terms represented by stars. The analysis of the two tables plus the analytical reading of the corpus provided indicators for inferences about the aesthetic experience of the audience spotted. It emerged from this final analysis a prospection for an aesthetic emancipation in literary reading. The study opens new ways for deepening the teaching of reading literature.
Palavras-chave: Teoria do Efeito Estético
Antropologia Literária
Cinema
Leitura Literária
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16681
Data do documento: 15-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFOL09092019.pdf579,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.