Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16690
Tipo: TCC
Título: “MY NAME IS NOT REFUGEE”: A LITERATURA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA COMO FONTE DE REFLEXÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS LEITORES E CRÍTICOS
Autor(es): PEREIRA, MAYARA DA COSTA RABELO
Primeiro Orientador: Maior, Maria Elizabeth Peregrino Souto Maior
Resumo: Para que o professor possa tornar a proposta educacional mais significativa, Paulo Freire (2011) afirma que é necessário vincular a construção ética e cidadã dos discentes ao ensino dos conteúdos. Diante desta indagação, esse trabalho tem como objetivo mostrar os resultados de uma sequência literária de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Ancorada também no pressuposto Freiriano de uma pedagogia transformadora, essa pesquisa busca a) avaliar o impacto da recepção do tema “Refugiados” por parte dos alunos utilizando o livro My name is not refugee (MILNER, 2017); b) identificar até que ponto a sequência básica expandida (COSSON, 2018) pode despertar nos discentes o prazer e o interesse pela leitura; e c) apontar de que forma as atividades propostas durante as aulas foram importantes para construir nos alunos um sentido de empatia e um senso de cidadania. Os resultados da análise de discussões em sala de aula e de desenhos produzidos pelos alunos evidenciam a possibilidade de transformação dos discentes em termos de reflexão sobre o outro, a importância da leitura e que, após o confrontamento da temática “refugiados” em sala de aula, histórias individuais foram ascendidas.
Abstract: To make the educational proposal more meaningful, Paulo Freire (2011) states that teachers should link the ethical and citizen construction of students to the teaching of content. Given this question, this paper aims to show the results of a literary sequence of four classes in a first year high school class of a public school under the Pedagogical Residency Program. Also anchored in the Freirian assumption of a transformative pedagogy, this research seeks to a) evaluate the impact of the reception of the theme “Refugees” by students using the book My name is not refugee (MILNER, 2017); b) identify to what extent the expanded basic sequence (COSSON, 2018) can arouse in students the pleasure and interest in reading; and c) point out how the activities proposed during the classes were important to build in the students a sense of empathy and a sense of citizenship. The results of the analysis of classroom discussions and drawings produced by the students highlight the possibility of students' transformation in terms of reflection on each other, the importance of reading and, after the confrontation of the theme “refugees” in the classroom, individual stories were ascended
Palavras-chave: Letramento literário
Residência pedagógica
Ensino médio
Sequência didática expandida
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16690
Data do documento: 15-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCRP09092019.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.