Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16693
Tipo: TCC
Título: A ABORDAGEM DA NORMA GRAMATICAL EM DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): GOMIDES, MÔNICA DE PAULA
Primeiro Orientador: Vieira, Francisco Eduardo
Resumo: O ensino de gramática em um país de intensas polarizações tem que lidar com fortes inconsistências pedagógicas e conflitos entre a língua em uso e norma-padrão. Ciente disso, a pergunta motivadora deste trabalho é: como os livros didáticos tratam a norma? Nesta pesquisa tivemos o objetivo de analisar o tratamento normativo em duas coleções de livro didático do ensino médio aprovadas pelo PNLD – a saber: 2018 Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de Cereja, Dias Vianna & Codenhoto (2016) e Português – Contexto, interlocução e uso, de Abaurre, Abaurre & Pontara (2016) – diante da diferença do tratamento da norma da gramatica tradicional em comparação ao dos estudos da Linguística. Para tanto, nessa pesquisa bibliográfica e qualitativa, comparamos o tratamento da norma da gramatica tradicional e o dos estudos da Linguística; e identificamos, nas coleções, qual a concepção de língua e abordagem dos temas normativos em que norma-padrão e uso são conflituosos. Para isso, revisamos a literatura da Linguística Aplicada sobre o livro didático, a prática da análise linguística e a pedagogia da variação linguística; e fizemos uma síntese da literatura sociolinguística sobre norma e os fenômenos analisados (a paradigma pronominal; a concordância verbal; e a colocação dos pronomes átonos). Para a análise, utilizamos como arcabouço teórico e descritivo de gramáticas contemporâneas da fala, da escrita e da fala e escrita do português brasileiro: Gramática descritiva do português brasileiro, de Mário A. Perini (2016), Gramática inteligente do português do Brasil, de Lorenzo Vitral (2017), e Gramática pedagógica do português brasileiro, de Marcos Bagno (2012). A análise resultou nos seguintes aspectos: ao comparar como as coleções abordaram a norma em relação à gramática tradicional, por Cunha & Cintra (2016) e às gramáticas contemporâneas de linguistas, constatamos, no geral, que ambas trouxeram variação linguística e uma concepção dialógica de língua – que atribuímos à Linguística Aplicada e a Virada Linguística, presentes nos documentos oficiais. A coleção encabeçada por Cereja (2016) mostrou menos consonância com os avanços da Linguística, o que pode se atribuir ao enfoque da sua formação (literatura). Já a coleção encabeçada por Maria Bernadete Abaurre (2016), que possui formação e intensa atuação na pesquisa linguística, apresentou maior atualização teórico-metodológica e adequação às diretrizes do ensino de gramática e documentos oficiais. A relevância deste tipo de pesquisa se dá no intento de diagnosticar como o ensino de língua tem lidado com os avanços da Linguística, ainda subordinado à purista e inconsistente norma gramatical tradicional.
Abstract: The teaching of grammar in a country with intense polarization has to deal with strong pedagogic inconsistencies and conflicts between the language in use and the traditional standard norm. Considering this, the question that motivates this work is: how do the textbooks treat the linguistic norm? In this work, we aimed to analyze the standard norm treatment in two collections of high school textbooks approved by the PNLD 2018 –, which are: Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, by Cereja, Dias Vianna & Codenhoto (2016) and Português – Contexto, interlocução e uso, by Abaurre, Abaurre & Pontara (2016) – in face of the divergency between the treatment of the linguistic norm by the traditional grammar and by the Linguistic studies. To this end, we compared the treatment of the linguistic norm by the traditional grammar to the treatment by the Linguistic studies; then we identified, in a bibliographic and qualitative research, the conception and approach of the linguistic norm, analyzing the teaching of grammar on themes in which the standard norm and the use are conflicting. For this purpose, we reviewed the relevant literature of Applied Linguistics about the textbook, the linguistic analysis practice and the linguistic variation pedagogy; we also synthetized the sociolinguistic literature about linguistic norm and the linguistic phenomena that we investigated (the pronominal paradigm, the verbal concordance and the placement of unstressed pronouns). For the analysis, as a theoretical framework, we used contemporary Brazilian Portuguese grammar books of speaking, writing and both speaking and writing: Gramática descritiva do português brasileiro, by Mário A. Perini (2016), Gramática inteligente do português do Brasil, by Lorenzo Vitral (2017), and Gramática pedagógica do português brasileiro, by Marcos Bagno (2012). The analysis resulted in the following aspects: by comparing how the two textbook collections approached the linguistic norm with regard to the tradicional grammar and the contemporary linguistic grammars, we realized that, in general, both approached the linguistic variation and a dialogic conception of language – what we assign to the Applied Linguistic and the Linguistic Turn, present in official educational documements. The textbook headed by Cereja (2016) reported less agreement with the linguistic advances, what can be atributed to his literary background. On the ther hand, the textbook headed by Maria Bernadete Abaurre (2016), who has an extense academic background and acts intensively in the linguistic research, presented more theoretical-methodological updating and compliance with educacional policies related to the grammar teaching and official documents. The relevance of this sort of study is given to the intention of diagnosing how the teaching of language has dealt with the advances of Linguistic, still subordinated to the purist and inconsistent norm of tradicional grammar.
Palavras-chave: Norma
Sociolinguística
Gramática Tradicional
Ensino de gramática
Livro didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16693
Data do documento: 15-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPG09092019.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.