Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16695
Tipo: | TCC |
Título: | “O QUE SE EXIGE DELE E O QUE ISSO EXIGE DELE.” Uma análise das prescrições do trabalho de professores recémegressos a partir da Instrução ao Sósia. |
Autor(es): | Lira, Raphaela Alves de Lima |
Primeiro Orientador: | Passos, Betânia Medrado |
Resumo: | Considerando que o trabalho docente vai além de planejar aulas e dominar técnicas (MEDRADO, 2011) pesquisadores o investigam como atividade situada, interpessoal e conflituosa (MACHADO, 2007). Compreendemos, então, que é necessário conhecer os motivos e as intenções (MEDRADO, 2011) que regem as ações dos professores. Voltada para o trabalho de dois professores recém-egressos do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba, nossa pesquisa, de natureza qualitativa, busca investigar como dois professores recém-egressos compreendem as instâncias prescritivas no seu trabalho docente. Para tanto, utilizamos como aporte teórico pesquisas que discutem a formação inicial e sua influência na prática docente, o trabalho docente e a relação entre o que é prescrito e realizado (AMIGUES, 2004; PIMENTA E LIMA, 2006; MACHADO, 2007; MEDRADO, 2010; PÉREZ, 2011; 2014a; 2014b). Utilizamos a metodologia de Instrução ao Sósia (CLOT, 2007) para gerar os dados da nossa pesquisa, utilizada na Clínica da Atividade e segundo a qual, o trabalhador, no nosso caso o professor, descreve seu trabalho utilizando o máximo de detalhes possíveis para que um sósia assuma, hipoteticamente, o seu lugar sem que ninguém perceba. Nossa análise evidenciou como instâncias prescritivas a escola, os alunos, os pais dos alunos e o livro didático, que fazem com que o professor reflita sobre sua prática para então agir. Dessa forma, os resultados apontam para a característica complexa e, algumas vezes, imprevisível do trabalho docente. |
Abstract: | Considering that the teaching work goes beyond planning classes and mastering techniques (MEDRADO, 2011) researchers investigate it as a situated, interpersonal and conflicting activity (MACHADO, 2007). We understand, then, that it is necessary to know the motives and intentions (MEDRADO, 2011) governing the actions of teachers. Focused on the work of two recently graduated teachers of the LetrasInglês course at the Federal University of Paraíba, our qualitative research seeks to investigate how two newly graduated teachers understand prescriptive instances in their teaching work. For such, we use as theoretical support researches that discuss the initial teacher training and its influence in the teaching practice, the teaching work and the relation between what is prescribed and accomplished (AMIGUES, 2004; PIMENTA E LIMA, 2006; MACHADO, 2007; MEDRADO, 2010; PÉREZ, 2011; 2014a; 2014b). We use the Instruction to the Double methodology (CLOT, 2007) to generate the data of our research. In the Instruction to the Double procedure, used at the Clinic of Activity, the worker, in our case the teacher, describes his work using as much detail as possible so that a look-alike takes his place without anyone noticing. Our analysis showed as prescriptive instances the school, the students, the parents of the students and the textbook, which make the teacher reflect on his practice and then act. Thus, the results point to the complex and sometimes unpredictable characteristic of teaching work. |
Palavras-chave: | Trabalho docente Formação Inicial Professores recém-egressos Instrução ao Sósia Instâncias Prescritivas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16695 |
Data do documento: | 15-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RALL09092019.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.