Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16714
Tipo: TCC
Título: ELEMENTOS SEMÂNTICO-TEXTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: UMA ABORDAGEM DO PAPEL DA AMBIGUIDADE NO GÊNERO TIRINHA
Autor(es): SILVA , GLAUSSYELLE MIGUEL DA
Primeiro Orientador: SOUZA, José Wellisten Abreu de
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise que evidencia a importância da Semântica na prática de ensino-aprendizagem da leitura. Diante do desafio de formar leitores competentes, objetivamos identificar elementos semântico-textuais, com ênfase para o papel assumido pela ambiguidade, essenciais para a compreensão e a interpretação, promovendo a leitura eficiente. Assim, delineamos a relevância do uso da tirinha como recurso didático para o professor na construção de práticas de leitura atenta aos sentidos. Para apresentar as concepções de leitura e o conceito de competência leitora, utilizamos para fundamentação teórica, Kleiman (1989; 2011), Solé (2006), Uchôa (2018) e Geraldi (1984). Com Ramos (2007; 2013), Ilari e Geraldi (2006) e Souza e Ferraz (2016), apresentamos o gênero tirinha e a relação de importância de se explorar os sentidos em sua composição. Dessa maneira, realizamos uma análise descritiva e qualitativa de nosso corpus, formado de cinco tirinhas retiradas da internet. Em síntese, é possível perceber que as habilidades de leitura podem ser ampliadas em proveito do desenvolvimento da competência leitora, quando sistematicamente, o professor elege o nível semântico para a construção da reflexão acerca de um dado gênero textual, tal como a tirinha.
Abstract: não contém
Palavras-chave: Ambiguidade
Gênero tirinha
Competência Leitora
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16714
Data do documento: 15-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMS09092019.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.