Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16715| Tipo: | TCC |
| Título: | ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2) PARA SURDOS DE ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM BAYEUX - PB |
| Autor(es): | SOARES , GIVANILDO DA SILVA |
| Primeiro Orientador: | Batista , Marie Gorett Dantas de A. e M. |
| Resumo: | Esta monografia, intitulada Ensino de língua portuguesa como L2 (segunda língua) para surdos de escola pública no ensino fundamental I em Bayeux - PB, tem como objetivo geral observar como ocorre o ensino da língua portuguesa como L2 para alunos surdos na modalidade escrita. Ensinar uma segunda língua nem sempre é uma tarefa fácil e, principalmente, quando o sujeito é surdo inserido na cultura da língua de sinais própria desse sujeito, no caso do surdo brasileiro, inserido na Língua Brasileira de Sinais. Como aporte teórico para a produção deste texto, nos baseamos em autores como Salles (2004), Ströbel (2007), Silva e Souza (2010), Sofiato e Reily (2012), Quadros (1997, 2006, 2012), Del Ré (2006), Perlin (1998) e Cavalcanti (2011). As análises foram aplicadas à professora da sala regular, à professora da sala de recursos, à intérprete da língua de sinais e, principalmente, ao surdo que é o principal sujeito dessas ações. Os questionários foram fundamentais para percebermos como era transmitido o ensino de L2 para o aluno surdo da escola observada. Assim, foram discutidos os principais pontos do ensino de português como segunda língua para o surdo em termos de qualidade, e um deles foi o uso dos recursos visuais para aprimoramento do aprendizado do sujeito surdo desta pesquisa. Outro ponto foi a parceria que esse aluno surdo tinha por parte das pessoas que o rodeiam, ou seja, a professora da sala regular, a professora da sala de recursos, a intérprete da língua de sinais e, essencialmente, a família. |
| Abstract: | This undergraduate thesis, entitled portuguese Language Teaching as L2 (Second Language) for deaf public elementary school students in Bayeux - PB, aims to observe how the teaching of Portuguese as L2 occurs to deaf students in written mode. Teaching a second language is not always na easy task, mainly, when it is about teaching deafs that are already inserted in their deaf culture, in the point, brazilian deafs that are inserted in the Brazilian Sign Language. As a theoretical support for the production of this undergraduate thesis, it was based on authors such as Salles (2004), Ströbel (2007), Silva and Souza (2010), Sofiato and Reily (2012), Quadros (1997, 2006, 2012), Del Ré (2006), Perlin (1998) and Cavalcanti (2011). The analysis were applied to the regular classroom teacher, the resource room, the Brazilian Sign Language interpreter and, mainly, the deaf who is the central subject of these actions. The questionnaires were fundamental to understand how the teaching of L2 was transmitted to deaf studant of the monitored school. In this way, the main points in terms of quality of teaching Portuguese as a second language for the deaf were discussed, and one of these points was the use of visual aids to improve the learning of the deaf people of this research. Another point was the partnership from this deaf student with people around, that is the regular classroom teacher, the resource room teacher, the Brazilian Sign Language interpreter and, essentially, the family. |
| Palavras-chave: | LIBRAS Ensino de L2 Aluno surdo Sala regular |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16715 |
| Data do documento: | 15-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GSS09092019.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
