Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16778
Tipo: Dissertação
Título: Ruínas incômodas: sobrevivência e apagamento na obra Plasmatio de José Rufino
Autor(es): Januário , Lucian
Primeiro Orientador: Costa, Robson Xavier da
Resumo: Nesta pesquisa analisamos a obra Plasmatio, do artista José Rufino. O objetivo geral foi analisar as principais categorias teóricas e conceitos presentes em Plasmatio, pois partimos da hipótese de que o artista trabalha com mais elementos dos quais utilizamos para experienciar o tempo, não apenas a memória, de forma que o esquecimento, o apagamento, a saudade e o anacronismo são fundamentais na construção dessa relação. Como metodologia aplicamos a pesquisa qualitativa por meio da utilização de entrevista semiestruturada, análise documental e revisão bibliográfica, que além de ser feita sobre a produção de José Rufino, incluiu também a articulação com conceitos como hipermodernidade em Gilles Lipovetsky, memória e esquecimento em Andreas Huyssen e anacronismo em Georges Didi-Huberman. Utilizamos as reflexões sobre a saudade, afeto de grande importância em Plasmatio, e o conceito de capitalismo como religião em Walter Benjamin como meio de compreender o pathos sacrificial que atravessa a obra e se apresenta no Sudário de Plasmatio.
Abstract: In this research we analyze the work Plasmatio, by the artist José Rufino. The general objective was to analyze the main theoretical categories and concepts present in Plasmatio, since we start from the hypothesis that the artist works with more elements wich we use to experience time, not only memory, so that oblivion, erasure, missing‖ (saudade, in Portuguese) and anachronism are fundamental in the construction of this relationship. As a methodology, we applied the qualitative research, through the use of semi-structured interview, documentary analysis and bibliographical review, which besides being made on the production of José Rufino, also included the articulation with concepts such as hypermodernity of Gilles Lipovetsky, memory and forgetfulness in Andreas Huyssen and anachronism in Georges Didi-Huberman, we used the reflections on missing, an affection of great importance in Plasmatio, and the concept of capitalism as a religion in Walter Benjamin, as a means of understanding the sacrificial pathos that crosses the work and presents itself in the Shroud of Plasmatio.
Palavras-chave: José Rufino
Plasmatio
Memória
Esquecimento
Pathos sacrificial
Memory
Oblivion
Sacrificial Pathos
Pinturas - Documentação
José Rufino - Plasmatio
Memória e esquecimento
Plasmatio - Saudade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16778
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons