Skip navigation

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16807
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tessituras a/r/tográficas: ensino de artes visuais no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – São Gonçalo do Amarante – RN
metadata.dc.creator: Garcia, Leandro Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Robson Xavier d
metadata.dc.description.resumo: A presente investigação visa analisar a aplicação da Educação não-formal em artes visuais no âmbito das atividades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, no Município de São Gonçalo do Amarante/RN, em face dos adolescentes em conflito com a lei. Tem por objetivo principal apresentar os resultados da minha atuação enquanto artista/educador no desenvolvimento das habilidades em artes visuais de nove adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas em liberdade assistida na ocasião do desenvolvimento da pesquisa, entre os anos de 2015 e 2016. A metodologia utilizada se firma, sobretudo, no levantamento bibliográfico dos principais autores que abordam o conceito de Educação não-formal por Maria Glória Gohn (2010/2011); Estética Relacional apresentada por Nicolas Bourriaud (2009), além de um estudo de caso realizado por meio da aplicação da a/r/tografia, a exemplo de Belidson Dias e Rita Irwin (2013). Por fim, apresenta-se uma reflexão acerca da experiência da aplicabilidade do ensino de artes visuais no contexto da ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e os desdobramentos implicados na tríplice: artista, pesquisador e professor.
Abstract: The present research aims to analyze the application of non-formal education in visual arts within the scope of CREAS / SGA-RN activities, with adolescents in conflict with the law. Its main objective is to present the results of my performance as a teacher-researcher-artist in the development of the skills in visual arts of nine minors who fulfilled socio-educational measures at the time of the research development, between the years of 2015 and 2016. The methodology used is signed, mainly in the bibliographical survey of the main authors that approach the concept of Non-formal teaching by Maria Glória Gohn (2010/2011); Relational Aesthetics presented by Nicolas Bourriaud, in addition to a case study carried out through the adoption of the a/r/tography strand, like Belidson Dias and Rita Irwin (2013). Finally, a reflection on the experience of the applicability of visual arts teaching in the context of the resocialization of minors in compliance with socio-educational measures is presented.
Keywords: A/r/tografia
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Ensino de artes visuais
Educação não-formal
Medidas socioeducativas
A/r/tography
Non formal teaching
Visual arts teaching
Artes visuais – Ensino
Educação não formal
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Visuais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16807
Issue Date: 22-Feb-2019
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivototal14,23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons