Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16826
Tipo: | TCC |
Título: | O papel da universidade na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: uma análise dos projetos de extensão da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Alves, Jeyce Scott Lima |
Primeiro Orientador: | Menezes, Henrique Zeferino de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais questões inerentes à participação do setor acadêmico no que concerne à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, analisa-se as contribuições da Universidade Federal da Paraíba para com a execução da nova agenda através de seus projetos de extensão universitária. Partindo de uma revisão de literatura especializada, inicialmente, busca-se identificar os principais desafios na implementação dos ODS, por conseguinte, o papel da academia diante destas problemáticas é explorado. Tendo como plano de fundo este estudo, são analisados os projetos de extensão da UFPB aprovados pelo Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) nos anos de 2018 e 2019, estabelecendo-se um vínculo entre estas atividades e as metas da Agenda 2030, o que resulta na construção de um amplo inventário que permite a identificação de ações de extensão na instituição que contribuem para o alcance da Agenda 2030. Conclui-se que sendo um dos principais responsáveis pela produção de conhecimento científico e tecnológico no mundo, o setor acadêmico conserva um papel crítico na implementação da Agenda 2030 e que a extensão universitária, como no caso da Universidade Federal da Paraíba, exemplificam o potencial de contribuição das instituições de ensino superior. |
Abstract: | This paper aims to analyze the main issues inherent to the participation of the academic sector regarding the implementation of the Sustainable Development Goals (SDGs), in particular, it focus on the contributions of the Federal University of Paraíba to the implementation of the new agenda through its extension projects. Starting with a review of specialized literature, initially, seeks to identify the main challenges to the implementation of the SDGs, therefore, the role of academia in face of these issues is explored. With the background of this study, the UFPB extension projects approved by the Extension Scholarship Program in 2018 and 2019 are analyzed, establishing a link between these activities and the 2030 Agenda targets, that results in the construction of a large inventory that allows the identification of extension actions in the institution that contribute to the achievement of the 2030 Agenda. It is concluded that being one of the main responsible actors for the production of scientific and technological knowledge in the world, the academic sector retains a critical role in the implementation of the 2030 Agenda and that university extension, as in the case of the Federal University of Paraíba, exemplifies the potential contribution of higher education institutions. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento sustentável Agenda 2030 Relações Internacionais |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Relações Internacionais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16826 |
Data do documento: | 19-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSLA17022020.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons