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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16875
Tipo: Dissertação
Título: Os malucos de estrada e a apropriação do espaço público em João Pessoa/PB
Autor(es): Gomes, Mirelli Albertha de Oliveira
Primeiro Orientador: Maia, Doralice Sátyro
Resumo: Popularmente identificados como hippies, os artesãos nômades, que se autodenominam malucos de estrada, expressam uma cultura que se desenvolve inteiramente na rua, mudam constantemente de uma cidade para outra e estabelecem-se como nômades. Em cada cidade que passam, ocupam os espaços públicos e criam a Pedra de Maluco, local onde desenvolvem o trabalho do artesanato juntamente com a construção do habitat. Esta pesquisa objetiva analisar a apropriação do espaço público – a Orla de Tambaú em João Pessoa – pelos sujeitos denominados malucos de estrada. Através da abordagem etnográfica e da cartografia da ação, observou-se que a Pedra de Maluco configura-se como um território (SOUZA, 2013; HAESBAERT, 2014), mais especificamente, um nanoterritório (SOUZA, 2013). Ainda que nada tenha de edificado, está preenchida de códigos, rastros e limites invisíveis, o que implica na modificação dos significados e das expressões do espaço e na construção da identidade e dos valores dos malucos de estrada, transformando a Pedra de Maluco em um Lugar. Além disso, a observação das situações naturais da escala micro dos malucos de estrada permitiu também entender não só a construção simbólica do território do artesão nômade, como também a cidade e seus processos urbanísticos – a escala macro das ações de higienização organizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, Operação Verão e Turismo Sustentável, nas quais são realizadas fiscalizações intensas, apreensões de mercadorias e ameaças de retirada dos malucos de estrada da Orla de Tambaú.
Abstract: Popularly known as hippies, the nomadic craftsmen, who call themselves road crazies, Express a culture that evolves entirely on the streets, are constantly changing from one city to another, and establish themselves as nomads. In every city they go, they settle in public spaces and create the Crazies Rock, a place where they make handicrafts and build their habitat. The purpose of this article is to characterize the Crazies Rock in João Pessoa/PB, located on the beach of Tambaú, a public space appropriated by road crazies. The ethnographic approach and the occupation’s cartography showed that the Crazies Rock is a territory (SOUZA, 2013; HAESBAERT, 2014), or more specifically, a nanoterritory (SOUZA, 2013). Although it has no buildings, the Crazies Rock has codes, trails, and invisible boundaries, which entails changes in meanings and expressions of the space, as well as the construction of the road crazies’ identity and values, also transforming the Crazies Rock into one Place. Besides, observing the natural situations, this microscale of road crazies let us understand not only the symbolical construction of the nomadic artisans’ territory, but also the City and its politics - the macroscale. The City organizes social cleansing actions, as intensive inspections, seizure of goods and threats to remove road crazies out of Tambaú Beach.
Palavras-chave: Malucos de estrada
Apropriação
Espaço Público
Território
Road crazies
Appropriation
Public urban space
Territory
Espaço público – Artesão
Artesãos nômades – Orla de Tambaú – João Pessoa (PB)
Hippies - Malucos de estrada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16875
Data do documento: 30-Nov-2018
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

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