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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16876
Tipo: Dissertação
Título: Evasão no Ensino Superior: uma análise no curso de agronomia da Universidade Federal do Cariri
Autor(es): Ferreira, Anna Karyne Martins e Silva
Primeiro Orientador: Farias, Maria da Salete Barboza de
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciaram os alunos na decisão de abandonar o curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri. Como fundamentação teórica da evasão utilizamos os conceitos definidos pela Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras, criada pelo Ministério da Educação/Secretária de Educação Superior (MEC/SESu,1996), expostos no documento Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas, além das contribuições de Polydoro (2000) e Veloso; Almeida (2002). O estudo foi desenvolvido através de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com coleta de dados através da aplicação de questionário estruturado e fechado, composto por 64 perguntas, enviado pela plataforma Google Forms, cujas questões abordavam condições socioeconômicas, relação aluno/família e aluno/universidade. Na interpretação e análise de dados adotamos o conceito de capital cultural de Bourdieu, por entender que ele explica como as relações construídas fora e dentro do meio educacional se entrecruzam e repercutem no processo de ensino e aprendizagem influenciando nos casos de evasão. Do total de 163 alunos evadidos no período de 2013 a 2017, 47 participaram da pesquisa e representaram uma amostra equivalente a 28,8%. Os resultados apontaram que alguns fatores anteriores ao ingresso do estudante na universidade estão associados à sua vida acadêmica e influenciaram indiretamente na decisão de abandonar o curso, por exemplo, a condição econômica da família e escolaridade dos pais. Contudo, os três fatores que mais influenciaram os alunos à evasão são: opção por outro curso com 61,7%, opção por outra instituição com 38,3% e condição financeira com 31,9%. Com base nesses resultados, propomos a criação de um setor pedagógico com atendimento voltado para o aluno, visando a redução dos casos de evasão no curso
Abstract: The present study had as objective to analyze the factors that influenced the students in the decision to abandon the course of Agronomy of the Federal University of Cariri. As a theoretical basis for evasion, we use the concepts defined by the Special Committee on Studies on Evasion in Brazilian Public Universities, created by the Ministry of Education / Secretary of Higher Education (MEC / SESu, 1996), presented in the document Diplomation, Retention and graduate studies in public higher education institutions, besides the contributions of Polydoro (2000) and Veloso; Almeida (2002). The study was developed through an exploratory research with qualitative approach, with data collection through the application of a structured and closed questionnaire, composed of 64 questions, sent by the Google Forms platform, whose questions dealt with socioeconomic conditions, student/family and student/university relations. In interpreting and analyzing data, we adopt Bourdieu's concept of cultural capital, because we understands that he explains how relations built outside and within the educational environment intersect and affect the teaching and learning process, influencing cases of avoidance. Of the total of 163 students evaded in the period from 2013 to 2017, 47 participated in the research and represented a sample equivalent to 28.8%. The results pointed out that some factors prior to the student's admission to the university are associated with their academic life and indirectly influence the decision to leave the course, for example, the economic condition of the family and parents' schooling. However, the three factors that most influenced students to avoidance are: option for another course with 61.7%, option for another institution with 38.3% and financial condition with 31.9%. Based on these results, we propose the creation of a pedagogical sector with student-oriented attendance, aiming at reducing cases of dropout in the course
Palavras-chave: Evasão
Educação
Agronomia
Capital cultural
Evasion
Education
Agronomy
Cultural capital
Educação Superior -- Ceará
Universidade Federal do Cariri
Educação Superior – Evasão
Agronomia - Curso - Evasão - UFCA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16876
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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