Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16895
Tipo: | Dissertação |
Título: | Efetividade de unidade organizacional de fomento a decisões baseadas em dados: uma análise sociotécnica em instituição federal de ensino superior |
Autor(es): | Maia, Mayara Raquel de Assis |
Primeiro Orientador: | Moura Júnior, Pedro Jácome de |
Primeiro Coorientador: | Costa, Francisco José da |
Resumo: | As instituições federais de ensino superior têm investido em melhorias na gestão e, consequentemente, no processo decisório, a fim de aperfeiçoar seu desempenho institucional, minimizando cenários negativos de alto índice de evasão, retenção, diminuição de alunos matriculados. Aliado a isto, tem-se que o investimento em análise e decisão baseada em dados no ensino superior, em nível estratégico, é um tema em ascensão, mas que ainda não possui muitas adesões por parte das universidades, sobretudo em cenário brasileiro. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho consiste em verificar efetividade, à luz da Abordagem Sociotécnica, do Observatório de Dados da Graduação, isto é, unidade que utiliza Data Science como ferramenta para fomento de decisão baseada em dados em Instituição Federal de Ensino Superior. Para tanto, a pesquisa foi realizada fazendo uso de observações não participantes e entrevistas semiestruturadas, em conjunto com a técnica análise de conteúdo. Nos resultados obtidos, evidenciou-se o contexto da organização e seu processo decisório em nível de estrutura, tecnologias, pessoas e tarefas. Constatou-se entraves significativos na organização que influenciam no processo decisório, contudo, também foi observado esforço, por parte dos usuários, de análise e decisão fundamentada em dados de forma ainda incipiente, que requer melhorias em âmbito estrutural, tecnológico, processual e dos profissionais. Além disso, foram analisados os objetivos do Observatório de Dados e observou-se que grande parte desses, definidos na criação da nova unidade, não são seguidos em sua totalidade, o que permite concluir que o nível de efetividade do sistema é baixo, logo, requer planejamento e reformulação. Neste sentido, sugestões de melhorias foram propostas, além de sugestões para estudos futuros. |
Abstract: | The higher education federal institutions are increasingly investing in management improvements and, consequently, in the decisive process, in order to minimize negative scenarios of high rates of evasion, retention, decrease of enrolled students and, from that, perfect their institutional performance. In addition to this, the investment in analysis and decision-making based in higher education data, in an strategical level, is a rising subject, but it does not yet have many adhesions by a part of the universities, mainly in the Brazilian scenario. In this way, the aim of this paper consists in verifying effectiveness, in the light of the Socio-technical Approach, of the Graduation Data Observatory, that is, the system that utilizes Data Science as a tool to foment decision based in data in Federal Institution of Higher Education. To do so, this research was done by using non-participant observations and semi-structured interviews, alongside with the content analysis technique. In the acquired results, it was evidenced the context of the organization and its decision-making process in terms of structure, technologies, people and tasks. Significant barriers were found in the organization, which have an influence in the decision-making process. However, some effort was noticed, coming from the users, as to analysis and decision fundamentes in data in the institution, however, in an incipient manner, that requires improvements in structural, technological, processual and professional terms. Besides that, the goals of the Data Observatory were analyzed and it was observed that many of these, defined in the creation of the new unit, are not followed in their totality, which allows to conclude that the level of effectiveness of the system is low, thus requires planning and reformulation. In this sense, suggestions for improvements have been proposed, as well as suggestions for future studies. |
Palavras-chave: | Abordagem sociotécnica Decisão baseada em dados Efetividade Socio-technical approach Academic analytics Data-driven decision Effectiveness Educação superior Tomada de decisão baseada em dados Observatório de dados - Abordagem Sociotécnica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16895 |
Data do documento: | 28-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivototal | 2,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons