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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16905
Tipo: Dissertação
Título: Verificação de acessibilidade no portal discente do sistema acadêmico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Autor(es): Arruda, Eduardo Martins de
Primeiro Orientador: Lima, Izabel França
Resumo: O presente estudo objetivou apresentar uma verificação de acessibilidade no portal discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O SIGAA configura-se como principal meio digital acessado pelos discentes da instituição. Desse modo, disponibilizar um ambiente virtual acadêmico devidamente acessível deve ser uma das principais medidas adotadas pela UFPB. Visando sempre o cumprimento dos anseios da sociedade e de toda comunidade acadêmica por condições mais igualitárias e justas ao acesso e a vivência no ensino superior, independente de qualquer limitação física, motora, sensorial, mental ou psíquica. Além disso, existem aspectos normativos e legais ao qual a instituição se obriga a cumprir enquanto ambiente de ensino superior do âmbito federal. A pesquisa foi fundamentada em dois momentos: (I) verificação automática de acessibilidade e (II) realização de entrevistas com discentes com deficiência visual (DV) que possuem vínculo no Núcleo de Educação Especial (Nedesp/UFPB). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como do tipo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados e interpretados sob a luz da Análise de Conteúdo (AC). Os resultados apurados nesta pesquisa apontam a existência de questões de acessibilidade no SIGAA a serem tratadas pelo setor responsável pela gestão do sistema. Por fim, conclui-se pela importância da complementariedade de diferentes abordagens utilizadas na identificação de problemas de acessibilidade. Adotando sempre que possível participação das pessoas com deficiência para melhor compreensão da situação.
Abstract: The present study aimed to present an accessibility check in the student portal of the Integrated System of Management of Academic Activities (SIGAA) of the Federal University of Paraíba (UFPB). SIGAA is configured as the main digital medium accessed by the institution's students. In this way, providing a properly accessible academic virtual environment should be one of the main measures adopted by the UFPB. Aiming always at the fulfillment of the aspirations of society and of every academic community for more egalitarian and just conditions to access and experience in higher education, independent of any physical, motor, sensory, mental or psychic limitations. In addition, there are normative and legal aspects that the institution is obliged to fulfill as a higher education environment of the federal scope. The research was based on two moments: (I) automatic verification of accessibility and (II) interviews with students with visual impairment (DV) that have a link in the Nucleus of Special Education (Nedesp / UFPB). Methodologically, the research is characterized as an exploratory and descriptive type with a qualitative approach. The data obtained in the interviews were analyzed and interpreted in the light of Content Analysis (CA). The results verified in this research indicate the existence of accessibility issues in the SIGAA to be better thought by the sectors responsible for the management of the system. Finally, it is concluded by the importance of the complementarity of different approaches used in the identification of accessibility problems. Adopting whenever possible the participation of people with disabilities to better understand the situation.
Palavras-chave: Acessibilidade digital
Deficiência visual
Verificação automática de acessibilidade
Sistema acadêmico
Universidade Federal da Paraíba
Digital accessibility
Visual impairment
Automatic accessibility check
Academic system
Federal University of Paraiba
Sistema de computação - SIGAA - Portal discente
Verificação de acessibilidade
Acessibilidade - Pessoa com deficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16905
Data do documento: 3-Mai-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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