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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16937
Tipo: Dissertação
Título: Experiências de professores de ensino superior em saúde na utilização do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas
Autor(es): Lago, Elenir de Araújo
Primeiro Orientador: Santos, Sérgio Ribeiro
Resumo: Introdução: o ensino a distância vem se destacando como modalidade educacional utilizada nos cursos de graduação. Neste contexto, a Universidade Federal da Paraíba vem dispondo do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para gerenciar os dados acadêmicos. Objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico e profissional dos docentes dos cursos da área de saúde; distinguir as funcionalidades do sistema utilizadas pelos docentes; identificar características com relação ao uso das funcionalidades disponíveis no SIGAA; e identificar os fatores que facilitam e dificultam a utilização do SIGAA no processo de ensino-aprendizagem. Método: um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quanti-qualitativa. Para selecão da amostra, utilizou-se a amostragem aleatória estratificada por departamento que totalizou 100 docentes (análise quantitativa) e para análise qualitativa, a amostragem por saturação de falas. Foram utilizados os programas SPSS e R para análise quantitativa, e o programa IRAMUTEQ para análise qualitativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CCS, conforme CAAE 7110918.5.0000.5188. Resultados: os docentes tinham idade média de 47,6 anos e 13,9 anos de serviço, prevalecendo o sexo feminino, casadas, com título de doutorado, regime de dedicação exclusiva, a maioria atuando apenas na graduação, ministrando três disciplinas, com quatro orientandos na graduação e um na pósgraduação, e, em média, um projeto de extensão por professor. Evidenciou-se que os docentes tinham facilidade no uso de ferramentas relacionadas ao ensino, sendo deficientes no manejo dos módulos: extensão, pesquisa, biblioteca e utilização de atividades em ambiente virtual. A análise qualitativa revelou seis classes: utilizando o SIGAA parcialmente; vivenciando experiências na utilização do SIGAA; sentindo dificuldades no uso do SIGAA; apontando algumas facilidades com o uso do SIGAA; percebendo que o SIGAA possibilita a interação entre docentes e discentes; e percebendo o SIGAA como sistema de uniformização e desburocratização. Conclusão: os docentes utilizavam com destreza o módulo de ensino, mas apresentavam dificuldades em outros módulos, por isso a necessidade de treinamentos e suporte técnico acessível para garantir o uso eficiente do SIGAA
Abstract: Introduction: distance learning has been highlighted as an educational modality used in undergraduate courses. In this context, the Federal University of Paraíba has the Integrated System of Management of Academic Activities (SIGAA) to manage the academic data. Objectives: to characterize the sociodemographic and professional profile of the teachers of the courses of health; distinguish the system functionalities used by the teachers; identify characteristics regarding the use of the functionalities available in SIGAA; and to identify the factors that facilitate and hinder the use of SIGAA in the teaching-learning process. Method: an exploratory, descriptive, quantitative-qualitative study. For the selection of the sample, stratified random sampling was used by department that totaled 100 teachers (quantitative analysis) and for qualitative analysis, sampling by speech saturation. We used the SPSS and R programs for quantitative analysis, and the IRAMUTEQ program for qualitative analysis. The project was approved by the Research Ethics Committee of CCS, according to CAAE 7110918.5.0000.5188. Results: Teachers had a mean age of 47.6 years and 13.9 years of service, with a predominance of females, married, with doctorate degree, exclusive dedication regime, most of them only in undergraduate studies, teaching three subjects with four undergraduate and graduate students, and, on average, one extension project per teacher. It was evidenced that the teachers had facility in the use of tools related to the teaching, being deficient in the management of the modules: extension, research, library and use of activities in virtual environment. Qualitative analysis revealed six classes: using SIGAA partially; experiencing the use of SIGAA; difficulties in using SIGAA; pointing out some facilities with the use of SIGAA; realizing that the SIGAA allows the interaction between teachers and students; and perceiving SIGAA as a system of standardization and bureaucratization. Conclusion: teachers used the teaching module skillfully, but presented difficulties in other modules, so the need for training and accessible technical support to ensure the efficient use of SIGAA
Palavras-chave: Educação a distância
Docentes
Educação superior
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Education distance
Faculty
Education higher
Educational technology
Information technology
Educación a distancia
Profesores
Enseñanza superior
Tecnología educativa
Tecnología de la información
Ensino aprendizagem -- SIGAA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16937
Data do documento: 12-Abr-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

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