Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17011
Tipo: TCC
Título: Brinquedo e jogo interativo com foco no incentivo à aprendizagem do sistema de identificação das cores para daltônicos - Color ADD
Autor(es): Lima, Andréa Caroline de
Primeiro Orientador: Pereira, Leandro Lopes
Resumo: O presente estudo tem como desígnio apresentar o projeto de um brinquedo e jogo interativo, com foco no incentivo a aprendizagem do sistema de identificação das cores para daltônicos - color add, o qual foi arquitetado em favor das reais necessidades desta categoria. Sua justificativa central, embasa o fato de que o público alvo escolhido, os daltônicos, precisam de maiores meios de inclusão, dentro da sociedade em geral, tendo em vista que este é um assunto ainda pouco abordado. O referido projeto também apresenta considerável valor social, pelas contribuições e investigações realizadas no campo do Design Social e Design inclusivo. De forma a embasar teoricamente o trabalho, foram feitas conjecturas acerca dos temas Design social, Design inclusivo, bem como explanação sobre as características de cada nível de daltonismo. A sua metodologia foi constituída através dos métodos projetuais de autores como Lobach, Baxter e Bonsiepe. Como resultado, foi desenvolvido um conceito de um novo jogo, inspirado em jogos universais, com foco no dominó tradicional, expondo grande identificação com requisitos almejados pela pesquisa em questão, tendo em vista sua função, limitações de custo, materiais e produção em massa.
Abstract: The present study has as its purpose to present the design of a toy and interactive game, focusing on encouraging learning system for the identification of colors for color blind-color add, which was architected in favor of the real needs of this category. Its central justification reinforces the fact that the chosen target audience, they need bigger means colorblind of inclusion within society in General, considering that this is a subject still little discussed. This project also presents considerable social value, contributions and research in the field of Social Design and inclusive Design. In order to support theoretically work, were made conjectures about the social Design themes, inclusive Design, as well as explanation of the characteristics of each level of color blindness. Their methodology was established through the project methods of authors like Lobach, Baxter and Bonsiepe. As a result, we developed a concept for a new game, inspired by universal games, focusing on traditional Domino, exposing great identification with desired requirements for the research in question, in view of its function, cost limitations, materials and mass production.
Palavras-chave: Design
Jogos
Daltonismo
Diferenciação de cores
Educação inclusiva
Games
Color blindness
Color differentiation
Inclusive education
CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17011
Data do documento: 30-Nov-2015
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACL15122015.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons