Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17091
Tipo: | TCC |
Título: | O uso do lúdico no ensino médio para auxiliar o ensino e aprendizagem da estatística e probabilidade |
Autor(es): | Souza, Eduarda de Lima |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo capaz de contribuir e facilitar a aprendizagem de conceitos de Estatística e Probabilidade, a partir da utilização de jogos e materiais manipulativos. O estudo foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio e Normal Rodrigues de Carvalho, localizada no município de Araçagi/PB, cuja motivação são as dificuldades de aprendizagem que esses alunos apresentam no que diz respeito ao estudo das Estatística e Probabilidade. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracterizou-se em relação aos objetivos como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracterizou-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso e em relação ao método de abordagem, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa. Os instrumentos reunidos na coleta de dados da pesquisa foram cinco oficinas pedagógicas realizadas com o auxílio de jogos e materiais manipulativos e um questionário diagnóstico, contendo três questões abertas. Em relação aos resultados, observou-se que os alunos apresentavam algumas dificuldades de aprendizagem de conceitos de Média Ponderada. Entretanto, os dados obtidos por meio da aplicação das atividades permitiram afirmar que os jogos: Medidas de tendência no tabuleiro; jogo das variáveis estatísticas; jogando e aprendendo tipos de gráficos e corrida de cavalos, além dos materiais manipulativos utilizados (dados e roletas) caracterizaram uma ferramenta poderosa que contribuiu significativamente para que essas dificuldades fossem minimizadas. Cabe destacar ainda, que as oficinas promoveram um estudo sobre a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, uma vez que estes conceitos são fundamentais para tomar decisões mais adequadas para sua vida. |
Abstract: | The present work had as general objective present a study able to contribute and facilitate the learning of concepts of statistics and probability, using games and manipulative materials. The study was developed with the students of the 3rd year of high school, of the Rodrigues de Carvalho State School of Elementary and Normal Elementary School, located in Araçagi/PB, whose motivation is the learning difficulties that these students present regarding the study of Statistics and Probability. The methodology used for the development of the research is characterized in relation to the objectives as exploratory and descriptive. Regarding the technical procedures used, it is characterized as bibliographic research and case study and in relation to the approach method, it is characterized as a qualitative research. The instruments gathered in the research data collection were five pedagogical workshops held with the help of games and manipulative materials and a diagnostic questionnaire, containing three open questions. Regarding the results, it was observed that the students presented some learning difficulties of Weighted Average concepts. However, the data obtained through the application of the activities allow us to state that the games: Measures of trend on the board; set of statistical variables; Playing and learning types of graphics and horse racing, as well as the manipulative materials used (dice and roulette) characterized a powerful tool that contributed significantly to minimize these difficulties. Also, worth mentioning that the workshops promoted a study of statistics in a simple, fun and accessible to everyone, since these concepts are fundamental to make better decisions for your life. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Jogos educativos Probabilidades Estatística matemática Mathematics - Study and teaching Mathematics (High school) Educational games Odds Mathematical statistics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17091 |
Data do documento: | 24-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELS04102019.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons