Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tiago Varelo da-
dc.date.accessioned2020-03-11T17:56:10Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2020-03-11T17:56:10Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17101-
dc.description.abstractThis research had aims to identify the main difficulties of students in solving statistics problems being held in a state school in the city of Itapororoca-PB. The research was conducted with 36 students from two classes of the third grade of high school and two teachers from the same institution. The research methodology is characterized as a case study, quantitative, qualitative and exploratory, whose data collection instrument was a diagnostic questionnaire for students and interview with teachers. Research has shown that students have difficulties in interpreting and understanding the problems presented. Through the questionnaires answered by the students and teachers involved in the research, it was found that one of the main difficulties in solving problems lies in the lack of basic knowledge of mathematics (addition, subtraction, multiplication and division).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-11T17:56:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TVS04102019.pdf: 673307 bytes, checksum: 52e093064fcac67ffebe245e08aac771 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T17:56:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TVS04102019.pdf: 673307 bytes, checksum: 52e093064fcac67ffebe245e08aac771 (MD5) Previous issue date: 2019-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEstatística matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (High school)pt_BR
dc.subjectMathematical statisticspt_BR
dc.titleResolução de problema em estatística: um estudo sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes da 3ª série do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gouveia, Joseilme Fernandes-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos estudantes na resolução de problemas de estatística sendo realizada em uma escola estadual na cidade de Itapororoca-PB. A pesquisa foi desenvolvida com 36 estudantes de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio e dois professores da mesma instituição. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de caso, quantitativa, qualitativa e exploratória, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário diagnóstico aos estudantes e entrevista aos professores. A pesquisa mostrou que os estudantes possuem dificuldades na interpretação e compreensão nos problemas apresentados. Através dos questionários respondidos pelos estudantes e professores envolvidos na pesquisa, verificou-se que uma das principais dificuldades na resolução de problemas reside pela falta de conhecimentos básicos da matemática tais como as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TVS04102019.pdf657,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons