Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17162
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Uma plataforma web para gestão do conhecimento de forma integrada das disciplinas relacionadas à engenharia de software |
Autor(es): | Câmara Jr, Uélio Dornelas |
Resumo: | A ES tem um papel muito importante para a sociedade atual, porém são cada vez maiores e mais difíceis de entender os problemas e desafios relacionados à qualidade no ensino dessa disciplina. Graças a isso, a interdisciplinaridade surge como estratégia que tem como objetivo melhorar o ensino e despertar uma visão sistemática dos conceitos presentes na ES. Nesse sentido, este artigo apresenta o Apeiara, uma plataforma web para a gestão do conhecimento interdisciplinar das disciplinas acadêmicas relacionadas à ES do curso de sistemas de informação. O trabalho é norteado pela metodologia Design Science Research (DSR) tendo como base duas etapas principais: construir o artefato para um propósito específico e mensurar seu desempenho. Ao final, com o objetivo de analisar a plataforma, foi realizado um grupo focal com professores das disciplinas relacionadas e, além dos pontos negativos a serem tratados, considerou-se a importância da inclusão de exemplos para aplicação de PBL e do mapeamento dos conteúdos em competências. |
Abstract: | ES has a very important role for the current society, however, the problems and challenges related to quality in the teaching of this discipline are becoming bigger and more difficult to understand. Thanks to this, interdisciplinarity emerges as a strategy that aims to improve teaching and awaken a systematic view of the concepts present in ES. In this sense, this article presents Apeiara, a web platform for the management of the interdisciplinary knowledge of the academic disciplines related to the ES of the course of information systems. The work is guided by the Design Science Research (DSR) methodology based on two main steps: construct the artifact for a specific purpose and measure its performance. Finally, in order to analyze the platform, a focus group was carried out with teachers from the related disciplines and besides the negative points to be treated, it was considered the importance of including examples for PBL application and mapping of content in competencies. |
Palavras-chave: | Sistemas de informação Engenharia de software Design science research Information systems Software engineering |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17162 |
Data do documento: | 23-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UDCJ07112018.pdf | 579,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons