Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17183
Tipo: | TCC |
Título: | Percepção discente sobre a influência do estágio supervisionado na formação acadêmico-profissional odontológica da UFPB |
Autor(es): | Santana , Ana Carollyne Rabelo de |
Primeiro Orientador: | Targino , Andréa Gadelha Ribeiro |
Primeiro Coorientador: | Lima, Luciane Queiroz Mota de |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo mensurar a percepção dos discentes do quinto e do décimo período do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre a influência dos estágios supervisionados em sua formação técnico-profissional como Cirurgião-Dentista, evidenciando as consonâncias com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), e investigar o interesse em trabalhar na saúde pública. O estudo de natureza quantitativa e descritiva, foi realizado com estudantes do quinto e décimo período do curso, através de um questionário sobre a importância das experiências vividas nos estágios supervisionados na rede pública de saúde, no desenvolvimento das habilidades e competências do Cirurgião-Dentista, apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os sujeitos participantes foram 19 alunos do quinto período e 24 do décimo, que ao final relataram grande importância no desenvolvimento da maioria das competências e habilidades do Cirurgião-Dentista, exigidas nas DCNs, a liderança e administração foram citadas com pouca importância exercida pelos estágios para seu desenvolvimento. Foi demonstrado por 74% dos alunos do quinto período e 92% dos alunos do décimo, interesse em trabalhar no serviço público de saúde. Os alunos de Odontologia da UFPB relataram uma grande importância dos estágios supervisionados para sua formação profissional, demonstrando a importância das relações entre Instituição de Ensino Superior e Serviços Públicos de Saúde. |
Abstract: | The present study had as objective to measure the perception of the students of the fifth and tenth years of the undergraduate course in Dentistry of the Federal University of Paraíba (UFPB), on the influence of the supervised internships in their technical-professional training as a Dentist, the consonances with the National Curricular Guidelines, and investigate the interest in working in public health. The quantitative and descriptive study was carried out with students of the fifth and tenth period of the course, through a questionnaire about the importance of the experiences lived in the supervised stages in the public health network, in the development of the skills and competences of the dentist, presented in the National Curricular Guidelines. Participants were 19 students from the fifth period and 24 from the tenth, who in the end reported great importance in the development of most of the skills and abilities of the Dentist required in the DCNs, leadership and administration were cited with little importance by the stages to development. It was demonstrated by 74% of the students in the fifth period and 92% of the students in the tenth, interest in working in the public service. The students of Dentistry of the UFPB reported a great importance of the supervised internships for their professional formation, demonstrating the importance of the relations between Institution of Higher Education and Public Health Services. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado. Discentes. Graduação em Odontologia. Sistema Único de Saúde |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Odontologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17183 |
Data do documento: | 1-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACRS28112018.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons