Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17352
Tipo: | TCC |
Título: | INSTAGRAM FOR DUMMIES: Um guia de melhores práticas de vídeo para mobile learning no feed do Instagram |
Autor(es): | BONIFÁCIO, KEYLA REGINA OLIVEIRA |
Primeiro Orientador: | Neves, Dorneles Daniel Barros |
Resumo: | O consumo de vídeos digitais educacionais têm crescido e representam grande parcela das pesquisas feitas pelos usuários, crescendo também o número de indivíduos dispostos a criar conteúdo para redes sociais. Por este motivo, este trabalho busca responder quais as melhores práticas de produção audiovisual para pequenas telas realizadas por pessoas sem experiência na área que podem garantir o sucesso do conteúdo de m-learning instrucional na plataforma Instagram. Foi realizada uma análise qualitativa de oito conteúdos aleatoriamente selecionados na plataforma Instagram por meio da delimitação de aspectos técnicos de pré-produção, produção e pós-produção audiovisual a fim de exemplificar boas e más práticas de produção audiovisual. Os vídeos considerados praticantes de boas técnicas de produção de vídeo obtiveram resultados mais relevantes na rede social; os vídeos considerados praticantes de más técnicas de produção audiovisual, por sua vez, obtiveram resultados diminuídos em questão de alcance e reações na rede social. Qualitativamente, observamos que seis dentre os oito vídeos analisados possuem imagem de boa resolução; três dentre os oito utilizam técnicas corretas de iluminação de cenário; quatro dentre os oito utilizam enquadramentos que valorizam as técnicas ou instruções compartilhadas no vídeo; seis entre os oito roteirizaram o conteúdo para garantir uma boa explicação do conteúdo apresentado; sete entre os oito perfis utilizaram de técnicas básicas ou avançadas de edição para melhorar a qualidade do conteúdo e três entre os oito utilizou de reforços visuais tipográficos para ampliar o alcance e legibilidade do vídeo. Em conclusão, foi averiguado que os vídeos possuem intencionalidade instrucional e conseguem, em aspecto geral, transmitir conhecimento, tendo os vídeos com maior pontuação uma melhor didática e chance de instruir seu espectador e vice-versa. |
Abstract: | The consumption of educational digital videos has grown and represents a large portion of what users seach in the web, as well as the number of individuals willing to create content for social networks. For this reason, this work answers questions such as the best audiovisual production practices for small screens displayed by people with no experience in the area that can guarantee the success of Instagram content. A qualitative analysis of eight content makers selected at random on the Instagram platform was carried out by delimiting technical aspects of audiovisual pre-production, production and post-production as a way to find examples of good audiovisual production practices. The profiles considered to be practitioners of good video production techniques obtain more relevant results on the social network; the profiles considered as practitioners of bad audiovisual production techniques, in turn, obtained reduced results in terms of reach and reduced in the social network. Qualitatively, we observed that six of the eight analyzed videos have a good resolution image; three of the eight techniques used to correct the scenario; four out of eight used frameworks that value the techniques or instructions shared in the video; six out of eight scripted the videos to ensure a good explanation of the content presented; seven among the eight parameters used for basic or advanced editing techniques to improve the quality of the content and three among the eight used typographic visual resources to increase the reach and legibility of the video. In conclusion, it was verified that the all the videos have instructional intent and captured, in general, to transmit knowledge, with the videos with the highest score having a better didactic and chance to instruct their viewer and vice versa. Keywords: |
Palavras-chave: | Audiovisual M-learning Inteligência Coletiva |
CNPq: | 8.03.08.00-7 6.09.00.00-8 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Mídias Digitais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17352 |
Data do documento: | 13-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Mídias Digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KEYLA BONIFACIO Instagram for dummies vFinal.pdf | 5,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.