Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17353
Tipo: TCC
Título: A percepção dos discentes em relação às estratégias de ensino-aprendizagem na prática docente: uma investigação no curso de Ciências Contábeis da UFPB
Autor(es): Dantas, Cássia Naellen Tavares
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Adriana Fernandes de
Resumo: Este estudo tem como objeto de pesquisa a percepção dos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em relação às estratégias de ensino dos docentes, com o objetivo geral de identificar as estratégias de ensino mais adequadas para facilitar o aprendizado em sala de aula. O estudo investigativo pode ser caracterizado como sendo uma pesquisa survey, ocorrendo por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, cuja natureza é quantitativa e descritiva. A amostra pesquisada corresponde a 150 discentes, cujo instrumento de coleta de dados remete ao questionário semiestruturado. Os resultados evidenciam que, na percepção do corpo discente, a metodologia é relevante para o aprendizado, sendo que a aula expositiva é a estratégia mais utilizada na prática docente e representa a metodologia que mais contribui para o aprendizado dos alunos. O datashow é o recurso didático mais recorrente nas aulas ministradas, porém, a minoria considera que esse recurso facilita o aprendizado, pois, a maioria aponta a resolução de exercícios como sendo o recurso que mais contribui nesse aspecto. Inferindo que as dificuldades de aprendizado dos alunos estão relacionadas a ausência de metodologias mais dinâmicas e motivadoras, cuja relação professor-aluno representa um aspecto positivo à qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This study has as object of research the perception of undergraduate students in Accounting Sciences of the Federal University of Paraíba (UFPB) in relation to the teaching strategies of teachers, being the general objective to identify the most appropriate teaching strategies to facilitate learning in the classroom. The investigative study can be characterized as a survey research, occurring through a literature review- type bibliographic research, whose nature is quantitative and descriptive. The sample studied corresponds to 150 students, whose data collection instrument refers to the semi-structured questionnaire. The results show that, in the perception of the student body, the methodology is relevant for learning, and the expository class is the most used strategy in teaching practice and represents the methodology that most contributes to the students' learning. The data-show is the most recurrent didactic resource in the classes taught, however, the minority considers that this resource facilitates learning, because most point to the resolution of exercises with being the resource that contributes the most in this aspect. Inferring that the learning difficulties of the students are related to the absence of more dynamic and motivating methodologies, whose teacher-student relationship represents a positive aspect to the quality of the teaching-learning process.
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Ensino-aprendizagem
Estratégias de ensino
Graduandos
Recursos didáticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17353
Data do documento: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNTD29042020.pdf897,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.