Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17357
Tipo: | TCC |
Título: | A disciplina de Educação Financeira na percepção dos alunos em uma escola pública de João Pessoa |
Autor(es): | Silva, Dennis Costa da |
Primeiro Orientador: | Vieira e Silva, Danielle Karla |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo analisar a percepção dos alunos em uma escola pública sobre a inserção da disciplina de educação financeira. Utilizando-se da aplicação de questionário, os quais foram divididos em Perfil dos Estudantes, Como os Estudantes Lidam com o Dinheiro, Conhecimento dos estudantes sobre Educação Financeira e Interesse dos Estudantes pela Educação Financeira; utilizando a Escala Likert e respondido por alunos da escola Lyceu Paraibano. Foram entrevistados 200 alunos e com base nos dados fornecidos por meio de questionário, foram examinadas e interpretadas as respostas fornecidas pelos entrevistados. A partir da análise de resultados, verificou-se que 88% dos alunos pesquisados fazem planejamento de gasto de alguma forma, constatou-se que 75,50% dos alunos acreditam ter conhecimentos suficientes para administrar sua vida financeira sozinhos, além disso 90% dos alunos afirmaram que uma disciplina de educação financeira poderia ajudá-los a gerir sua renda e 92,50% acreditam que os conhecimentos adquiridos em uma disciplina de educação financeira poderia contribuir também com seus pais e parentes. Assim, pode-se concluir que os estudantes pesquisados possuem grande interesse sobre o tema, além disso, a percepção dos pesquisados sobre educação financeira é de algo com grande relevância e o seu ensino pode colaborar não só na vida financeira deles, mas também na de seus pais e familiares. |
Abstract: | This monograph aims to analyze the perception of students in a public school about the insertion of the financial education discipline. Using a questionnaire application, which were divided into Profile of Students, How Students Handle Money, Students 'Knowledge of Financial Education and Students' Interest in Financial Education; using the Likert Scale and answered by students from the Lyceu Paraibano school. 200 students were interviewed and based on the data provided through a questionnaire, the answers provided by the interviewees were examined and interpreted. From the analysis of results, it was found that 88% of the surveyed students do spending planning in some way, it was found that 75.50% of the students believe they have enough knowledge to manage their financial life alone, in addition 90% of the students students stated that a financial education discipline could help them manage their income and 92.50% believe that the knowledge acquired in a financial education discipline could also contribute to their parents and relatives. Thus, it can be concluded that the students surveyed have great interest on the topic, in addition, the respondents' perception of financial education is of great importance and their teaching can collaborate not only in their financial lives, but also in their lives. your parents and family. |
Palavras-chave: | Educação financeira Ensino médio Percepção |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17357 |
Data do documento: | 31-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DCS29042020.pdf | 523,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.