Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17370
Tipo: TCC
Título: Educação financeira na infância: uma análise sobre a interdisciplinaridade da educação financeira na base curricular das escolas
Autor(es): Valero, Isadora Cristina Ferreira
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: O presente trabalho deteve como objetivo a análise sobre tema de educação financeira no âmbito escolar, quanto a sua aplicabilidade e desenvolvimento na grade curricular das unidades de ensino, abrangendo a faixa etária de alunos infantil e infanto-juvenil. O tema possui sua justificativa pela notória lacuna existente na sociedade quanto ao domínio e relação com a Educação Financeira, e pelo fato dela está diretamente ligada ao desenvolvimento da sociedade. Pesquisas corroboram esse déficit educacional, como também o reduzido quantitativo de ações desenvolvidas com o cunho financeiro, seja no setor público ou privado. No decorrer da pesquisa foram dispostos autores que fundamentam a importância da educação financeira, assim como o auxílio contínuo que deve ocorrer por parte dos familiares e das escolas, quanto da alfabetização financeira na infância. A amostra de educadores, que se dispusera a serem contribuintes da pesquisa, totalizaram 30 respondentes. Como resultado da pesquisa, foi apontado e corroborado por meio de questionários submetidos a professores das redes estaduais, municipais, federais e privadas de ensino, que a educação financeira é um tema que deve ser abordado com maior ênfase, tanto na fase da infância, como também em todo o seu desenvolvimento. Conclui-se a necessidade de maiores incentivos quanto a aplicação da educação financeira na infância, assim como o desenvolvimento no ano de 2020 da introdução da disciplina em sala de aula, permitindo assim o auxílio da interdisciplinaridade nas escolas.
Abstract: The objective of the present work was to analyze the topic of financial education at school level, as to its applicability and development in the curriculum of the teaching units, covering the age group of children and young people. The theme is justified by the notorious gap that exists in society as to the domain and relationship with Financial Education, and by the fact that it is directly linked to the development of society. Researches corroborate this educational deficit, as well as the reduced quantity of actions developed with the financial stamp, be it in the public or private sector. During the research, authors were willing to explain the importance of financial education, as well as the continuous assistance that should occur on the part of family members and schools, in terms of financial literacy in childhood. As a result of the research, it was pointed out and corroborated by means of questionnaires submitted to teachers of state, municipal, federal and private teaching networks, that financial education is a subject that must be approached with greater emphasis, both in the childhood phase and in its entire development. The sample of educators, who were willing to be contributors to the survey, totaled 30 respondents. The conclusion is that there is a need for greater incentives for the application of financial education in childhood, as well as the development in 2020 of the introductions of the discipline in the classroom, thus allowing for the assistance of interdisciplinarity in schools.
Palavras-chave: Incentivos Educacionais
Finanças
Finanças na infância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17370
Data do documento: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICFV30042020.pdf320,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons