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metadata.dc.type: TCC
Título : Satisfação no trabalho e contexto organizacional: estudo sobre o relacionamento em uma instituição federal de ensino superior
metadata.dc.creator: Silva, Vanusa Virgínia da
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Flávio Perazzo Barbosa
metadata.dc.description.resumo: No âmbito da gestão de pessoas, o ambiente de trabalho deve ser objeto de análise pelos gestores, visto que as mudanças podem influenciar, tanto de forma positiva como de forma negativa, a instituição e os colaboradores. O presente artigo explorou o contexto de trabalho, conforme as suas três dimensões Condições de Trabalho – CT, Organização do Trabalho – OT, Relações Socioprofissionais – RS. O objetivo foi verificar as dimensões do contexto organizacional que influenciam a satisfação no trabalho. Para isso, adotou-se uma perspectiva exploratória-descritiva de natureza quantitativa. Aplicou-se questionário estruturado com perguntas fechadas aos servidores da Coordenação de Processos de Gestão de Pessoas – CPGP, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, para caracterizar o perfil dos respondentes e realizar a mensuração por meio da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho – EACT. As três dimensões foram analisadas, sendo o resultado mais positivo para as RS, seguido das CT e da OT e todas se apresentaram como preditoras da Satisfação no Trabalho. Entretanto diante da análise dos construtos quanto à correlação e também pela regressão múltipla, as RS se comportaram como as mais significativas, ou seja, quanto melhores as RS maior o potencial de influenciar a satisfação no trabalho. Com base nisso, sugere-se uma contínua análise do contexto organizacional da instituição a fim de melhorar os fatores que provocam insatisfações. Ou seja, trabalhar aspectos considerados críticos ou graves de acordo com os itens mensurados para aumentar a satisfação dos servidores. Afinal, um maior grau satisfação no ambiente de trabalho é importante para que as pessoas sintam bem-estar, possam inspirar melhorias no contexto organizacional e os processos de trabalho sejam aperfeiçoados, gerando benefícios tanto aos servidores como para a instituição.
Resumen : No abstract.
Palabras clave : Gestão de pessoas
Comportamento organizacional
Contexto organizacional
Satisfação no trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17480
Fecha de publicación : 23-sep-2019
Aparece en las colecciones: CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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