Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Michelle Alves-
dc.date.accessioned2017-08-09T15:35:07Z-
dc.date.available2016-12-07-
dc.date.available2017-08-09T15:35:07Z-
dc.date.issued2016-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1749-
dc.description.abstractThe present work entitled: Family and school: a fundamental partnership in the formation of the students aims to identify aspects of relationship between school and family, regarding the possible difficulties of relationship, contributions that both bring to the process of teaching learning and strategies Used for the involvement of parents and caregivers, mobilized by education professionals. Nowadays, one lives in a contemporary society in which the role of the family and the school in the formation of the subject is no longer known, it is worth rescuing the sense of family and valuing the school. It is necessary to build a relationship between these institutions to build a society more concerned about the future. Aiming to understand the partnership Family and School was the reason to carry out a bibliographical research citing authors such as Ariés (2006), Bartholo (2003), Libâneo (2000), Piaget (1983), Cury (2003), among others. School education has undergone transformations and the family has also undergone changes in its constitution. However, the participation of the family in the educational context of their children brings many benefits for their social and educational formation. Addressing the possible difficulties found in the relation between family and school, he sought a better understanding to know the causes and possible solutions to meet the needs that both present for the improvement of this relation and consequently of the learning. The work opens space for reflections on meaningful instruments in the life of the school, contributions, advantages and consequences that the partnership or lack of it bring to the teaching process of the child. It was tried to understand a little the side of the educando, the school and the family in the school context. Finally what the school, family and students can do with a view to common objectives, the promotion of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-09T15:35:07Z No. of bitstreams: 1 MAF07122016: 310511 bytes, checksum: 295d1974518e07f2d1c59fa1e3b0b55c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-09T15:35:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAF07122016: 310511 bytes, checksum: 295d1974518e07f2d1c59fa1e3b0b55c (MD5) Previous issue date: 2016-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.subjectFormação dos professorespt_BR
dc.titleFamília e escola: uma parceria fundamental na formação dos discentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Josenae Abílio de Sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado: Família e escola: uma parceria fundamental na formação dos discentes tem como objetivo identificar aspectos de relação entre escola e família, no que se refere às possíveis dificuldades de relacionamento, contribuições que ambas trazem para o processo de ensino aprendizagem e estratégias utilizadas para o envolvimento de pais e responsáveis, mobilizados pelos profissionais da educação. Atualmente se vive em uma sociedade contemporânea na qual não se sabe mais o papel da família e da escola na formação do sujeito, cabe resgatar o sentido de família e valorizar a escola. É necessário construir uma relação entres estas instituições para a construção de uma sociedade mais preocupa com o futuro. Buscando entender a parceria Família e Escola foi o motivo de realizar uma pesquisa bibliográfica citando autores como: Ariés (2006), Bartholo (2003), Libâneo (2000), Piaget (1983), Cury (2003), entre outros. A educação escolar sofreu transformações e a família também passou por mudanças em sua constituição. Contudo a participação da família no contexto educacional de seus filhos traz muitos benefícios para a formação social e educacional dos mesmos. Abordando as possíveis dificuldades encontradas na relação entre família e escola, buscou um melhor entendimento para saber as causas e possíveis soluções para suprir as necessidades que ambas apresentam para a melhoria dessa relação e consequentemente da aprendizagem. O trabalho abre espaço para reflexões sobre instrumentos significativos na vida da escola, contribuições, vantagens e consequências que a parceria ou a falta dela trazem para o processo de ensino aprendizagem da criança. Buscou-se compreender um pouco o lado do educando, da escola e da família no contexto escolar. Por fim o que a escola, família e alunos podem fazer com vista aos objetivos em comum, a promoção da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAF07122016303,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.