Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1750
Tipo: | TCC |
Título: | A importância do lúdico na educação infantil: brincando e aprendendo |
Autor(es): | Costa, Gilmara Fernanda Pereira |
Primeiro Orientador: | Silva, Gracileide Alves da |
referee1 : | Moura, Giovanna Barroca de |
referee2: | Sousa, Nádia Jane de |
Resumo: | O lúdico é uma maneira dinâmica de aprender, conhecer, desenvolver-se, compreender, analisar tudo o que está a nossa volta, por isso ele se torna essencial na vida de todas as crianças. Este trabalho versa a questão do lúdico como uma ferramenta educacional que ajuda a criança em sua aquisição e melhoramento do ensino e aprendizagem e de seu desenvolvimento. Se tornando prática indispensável na vida escolar do professor e do aluno. Com este estudo buscou-se compreender a importância das brincadeiras no cotidiano escolar da Educação Infantil e no processo social e cultural da criança. Nesse intuito, investigou-se as contribuiçoes que o lúdico favorece para a vida educacional da criança, sendo um facilitador de aprendizagens e também para o professor como forma de melhorar suas práticas educacionais. Tendo com objetivos especificos: identificar a utilização de brincadeiras como ferramentas eficazes no processo de educação e socialização da criança; detectar de que forma a brincadeira ajuda no desenvolvimento da criança na fase da Educação Infantil; analisar de que forma a brincadeira contribui com o melhoramento da pratica pedagógica do educador. E para coompreender essa influência do lúdico realizou-se uma pesquisa na internet, como também em referencias bibliográficas, estudando alguns autores como: Almeida (1995), Manson (2002), Piaget (1988), Queiroz (2009) dentre outros. E para uma melhor aproximação no que diz respeito a vivência do lúdico na escola foi realizada visitas a duas escolas com o intuito de conhecer e analisar as práticas educacionais utilizadas pelos professores. O tipo de pesquisa que serviu como preludio foi a de campo e também a realização de observações, onde aplicou-se um questionário para coleta de dados e por meio de uma abordagem qualitativa, possibilitou-se uma investigação melhor e uma reflexão mais precisa do tema em questão. Após, análise pudemos conferir os resultados e chegar a conclusões precisas e importantes sobre o tema abordado, confirmando nossas hipóteses de que o lúdico é importante tanto para a criança como para o professor e a escola e ele proporciona uma forma melhor de atender seu alunado, ao professor por meio de atividades dinâmicas e criativas. Por fim, percebeu-se com este trabalho que o lúdico e a brincadeira deve fazer parte do contexto escolar da criança, pois ajuda em sua formação social, intelectual e cultural. |
Abstract: | The ludic is a dynamic way to learming, krowing, developing, understanding, analyzing everything around us, so it becomes essential in the lives of all children. This work addresses the issue of ludic as an educational tool that helps the child in their acquisition and improvement of teaching learming and its development. Becoming a indispensable practice in the life of the school, the teacher and the student. This study has the purpose to understand the importance of the ludico in everyday school and in the educational, social and cultural process of the child. In this sense, this study investigated the contributions that the ludic favors to the educational life of the child, being a facilitator of learning and also for the teacher as a way to improve their educational practices. With specific objectives: to identify the use of games as effective tools in the process of education and socialization of the child; To detect how the play helps in the development of the child in the Child Education phase; To analyze how the play contributes to the improvement of the educator's pedagogical practice. And to understand this influence in the ludic, it was conducted a research on the internet, as well as bibliographical references, studying some authors such as: Almeida (1995), Manson (2002), Piaget (1988), Queiroz (2009) among others. And for a better approximation regarding to the experience of ludic in school, there was made visits to two schools in order to know and analyze the educational practices used by the teachers. The type of research that served as a prelude was a field research, where a questionnaire was applied with the objective of data collecting and by the means of a qualitative approach, a better investigation and a more precise reflection of the subject in question. After this analysis it can possible to check the results and arrive at precise and important conclusions about the topic addressed, confirming the hypothesis that the ludic is important as much for the child as for the teacher and the school, and it provides a better way to the teachers to attended the students through dynamic and creative activities. Finally, it was perceived with this work that the ludic and playful should be part of the school context of the child, as it helps in their social, intelectual and cultural formation |
Palavras-chave: | Educação infantil Lúdico - jogos e brincadeiras Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1750 |
Data do documento: | 17-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GFPC12122016 | 343,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.