Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1752
Tipo: TCC
Título: Bullyng e o papel do pedagogo no município da Alagoa Grande
Autor(es): Silva, Robéria Dayse da
Primeiro Orientador: Cirino, Carlos da Silva
referee1 : Moura, Giovanna Barroca de
referee2: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: Este trabalho tem o propósito de analisar e discutir sobre a questão do bullyng nas escolas e refletir sobre o papel do pedagogo diante das situações no ambiente educacional. Quando confrontados com situações que são humilhantes e constrangedoras no ambiente estudantil, local, que em sua gênese, pressupõe aprendizagem, o desconhecimento das pessoas, incluindo profissionais da educação, poderia conduzir a uma abordagem insatisfatória para essa questão. Bullying não é o fruto de imaginação da vítima, tanto que vem ganhando os meios de comunicação de maneira consistente, despertando a família e a sociedade, bem como educadores, para discutirem o tema. Apontam os psicólogos que na sociedade contemporânea, muitas crianças e jovens desconhecem as diferenças exatas entre o bem e mal, o certo e errado. Esse trabalho tem por objetivos: analisar quais posturas adotadas pelos educadores, em especial os Pedagogos, dentro das instituições de ensino; estudar o que é bullying e analisar o conhecimento dos professores sobre o bullying. Surge assim, a importância de entender o papel do pedagogo mediante a esse fenômeno, por meio de entrevistas realizadas com profissionais na escola, pode-se confirmar que o bullying é muito presente. As medidas adotadas se resumem em informações e debates realizados com alunos, pais, administradores e demais profissionais da escola. O objeto de estudo deste trabalho é na realidade uma forma de violência que acontece com frequência no ambiente escolar. Cabe a escola pensar na importância da articulação dos professores e pais que algumas vezes nem percebem que seus alunos ou filhos são alvos de algum tipo de bullying.
Abstract: This paper aims to analyze and discuss the issue of bullyng in schools and to reflect on the role of the pedagogue in the face of situations in the educational environment. When confronted with situations that are humiliating and embarrassing in the local student environment, which in its genesis presupposes learning, ignorance of people, including education professionals, could lead to an unsatisfactory approach to this issue. Bullying is not the victim's imagination, so much so that it has been consistently winning the media, awakening the family and society, as well as educators, to discuss the issue. Psychologists point out that in contemporary society, many children and young people are unaware of the exact differences between right and wrong, right and wrong. The purpose of this work is to analyze the positions adopted by educators, especially Pedagogues, within educational institutions; Study what is bullying and analyze the teachers' knowledge about bullying. Thus, the importance of understanding the role of the pedagogue through this phenomenon, through interviews with professionals in the school, can confirm that bullying is very present. The measures adopted are summarized in information and discussions with students, parents, administrators and other professionals of the school. The object of study of this work is in fact a form of violence that frequently occurs in the school environment. It is up to the school to think about the importance of the articulation of teachers and parents who sometimes do not even realize that their students or children are targets of some type of bullying.
Palavras-chave: .Bullying
Pedagogo
Ambiente escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1752
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDS12122016594,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.