Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17525| Tipo: | TCC |
| Título: | O MÉTODO TOTAL PHYSICAL RESPONSE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONAD |
| Autor(es): | Evangelista , Joelton Hortêncio |
| Primeiro Orientador: | Costa , Walison Paulino de Araújo |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar dois relatórios de estágios supervisionados de um professor de língua inglesa em formação no contexto da modalidade Educação de Jovens e Adultos, tendo como referência os relatos de observação que mencionam o método total physical response (TPR) como método utilizado em sala de aula. Buscaremos interpretar e analisar como este método, quando utilizado pelo professor regente, pode trazer resultados positivos para o professor em formação, assim como o professor em formação percebe que a utilização do Método TPR pode gerar interesse e maior participação dos alunos em sala de aula. Nosso trabalho foi construído a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter interpretativo e reflexivo, lançando um olhar analítico sobre dois relatórios finais de Estágio Supervisionado V e Estágio Supervisionado VI, realizados em 2018.1 e 2018.2, respectivamente. Ambos os estágios foram realizados no contexto da EJA, no horário noturno, em cujos relatórios são mencionados os desafios encontrados em sala de aula pelo professor regente no meio em que está inserido, dando uma especial relevância ao uso do método TPR pelo mesmo. Para embasar nosso trabalho, utilizaremos autores que trazem algumas concepções sobre o estágio e o que o circunda: Rodrigues e Silva (2014), Reichman (2012, 2015), Biazi, Gimenez e Stutz (2011), entre outros. Este trabalho nos permitiu refletir e revelou que o professor estagiário percebeu que o uso do método TPR influenciou de forma positiva o desenvolvimento das atividades e os alunos no processo de aprendizagem de Língua Inglesa, ajudando a sobrepujar os desafios do ensino nessa modalidade. |
| Abstract: | The present work aims to analyze two reports of supervised internships of an English language trainee teacher in the context of youth and adult’s education, having as reference the observation reports that mention the total physical response method (TPR) as the method used in the classroom. We will seek to interpret and analyze how this method, when used by the conducting teacher, can bring positive results for the trainee teacher as well as he realizes that the use of the TPR Method can generate interest and a greater participation of students in the classroom. Our work was built from qualitative research, with an interpretative and reflective character, taking an analytical look at two final reports of Supervised Internship V and Supervised Internship VI, carried out in 2018.1 and 2018.2, respectively. Both internships were carried out in the context of EJA at evening time, reports mention the challenges encountered in the classroom by the conducting teacher in the environment in which he is inserted, giving special relevance to the use of the TPR method by him. In order to base our work, we will use authors who bring some conceptions about the internship and what surrounds it, such as: Rodrigues e Silva (2014), Reichman (2012, 2015), Biazi, Gimenez and Stutz (2011), among others. This work allowed us to reflect and revealed that the trainee student realized that the use of the TPR method positively influenced the development of activities and students in the English language learning process, helping to overcome the teaching challenges in this modality. |
| Palavras-chave: | ensino de língua Inglesa na EJA estágio supervisionado relatório de estágio Total Physical Response |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17525 |
| Data do documento: | 20-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JHE23032020.pdf | 695,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
