Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17527
Tipo: TCC
Título: POLITENESS AND MINORITIES: A LINGUISTIC-PRAGMATIC READING OF THE AMERICAN TV SHOW GLEE
Autor(es): LIRA , EDVALDO SANTOS DE
Primeiro Orientador: Ferreira, Barbara Cabral
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a série de TV americana Glee, a fim de refletir como as faces, as máximas, as regras e as estratégias da Teoria da Polidez são apresentadas diante de personagens lidos como parte de um grupo minoritário, em comparação com personagens tidos como maioria. No primeiro capítulo, apresentamos reflexões acerca da Pragmática como campo linguístico e discutimos os aspectos da Teoria da Polidez, de Brown e Levinson (1987). No segundo capítulo, apresentamos discussão acerca dos grupos minoritários, além de reflexões sobre representação, língua e produção de sentido. No terceiro capítulo, discutimos os procedimentos metodológicos da pesquisa. Nosso corpus é composto de excertos que foram analisados a partir de um viés qualitativo-interpretativista. Esse trabalho se fundamenta, principalmente, nas contribuições de autores como Levinson (1993), Thomas (1995) e Yule (1996) e suas pesquisas no campo da Pragmática; e Brown e Levinson (1987) e seus estudo sobre a polidez. Nos sustentamos também em reflexões de autores que discutem representação, língua e significado (MOSCOVICI, 2000; JODELETE, 1986; 2001; HALL, 1997; 2005; SOARES, 2007). No capítulo quatro, refletimos sobre Glee como um programa de TV que representa múltiplas realidades através da ficção. Além disso, apresentamos os personagens envolvidos nos excertos para, finalmente, oferecer uma análise dos excertos selecionados a partir de quatro episódios de série. Os trechos selecionados nos possibilitam refletir sobre as discrepâncias nas interações que envolvem personagens considerados minoria em comparação com personagens lidos como maioria. Como resultado da nossa análise, ficou evidenciado que a polidez, destacada nos excertos, se deu primordialmente sobre personagens considerados maioria. Diante grupos minoritários, a impolidez, principalmente parte do diretor e do professor, prevaleceu.
Abstract: This paper aims at analyzing the American TV series Glee, in order to reflect on how the face, maxims, rules and strategies of the Politeness Theory are presented before characters who are read as part of a minority group, compared to characters seen as a majority. In the first chapter, we present reflections on Pragmatics as a linguistic field and discuss aspects of Politeness Theory, by Brown and Levinson (1987). In the second chapter, we present discussion on minority groups, as well as reflections on representation, language, and meaning. In the third chapter, we discuss the methodological procedures of the research. Our corpus is composed of excerpts that were analyzed from a qualitative-interpretative perspective. This paper relies mainly on the contributions of scholars such as Levinson (1993), Thomas (1995), and Yule (1996) and their study in the field of Pragmatics; and Brown and Levinson (1987) and their investigation on politeness. We also rely on reflections by authors who discuss representation, language, and meaning (MOSCOVICI, 2000; JODELETE, 1986; 2001; HALL, 1997; 2005; SOARES, 2007). In chapter four, we reflect on Glee as a TV show that represents multiple realities through fiction. In addition, we present the characters involved in the excerpts to, finally, offer an analysis of the excerpts selected from four episodes of the series. The excerpts selected allow us to reflect on the discrepancies in the interactions that involve characters considered to be a minority compared to characters read as a majority. As a result of our analysis, it became evident that politeness, highlighted in the excerpts, was primarily used towards characters considered the majority. Concerning minority groups, impoliteness, mainly displayed by the principal and the teacher, prevailed.
Palavras-chave: Glee
Teoria da Polidez
Minorias
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17527
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESL23032020.pdf981,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons