Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17546
Tipo: | TCC |
Título: | Características da infraestrutura da escola e prática de atividade física em escolares de João Pessoa |
Autor(es): | Jesus, Felipe Moreira de |
Primeiro Orientador: | Farias Júnior, José Cazuza de |
Resumo: | A inatividade física é um fator preocupante para adolescentes em toda população mundial. Possuir espaços e materiais adequados para prática de atividade física é importante para a saúde dos adolescentes como uma forma de aumentar a atividade física, sobretudo no contexto escolar. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre as características da infraestrutura da escola para prática de atividade física e o nível de atividade física em escolares de João Pessoa. Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo transversal, utilizando os dados da PeNSE (edição 2015), coletados entre Abril e Setembro de 2015, de escolares matriculados no 9º ano do ensino fundamental. Foram utilizadas variáveis características sociodemográficas, prática de atividade física, características das escolas e infraestrutura para prática de atividades físicas. Verificou-se que os escolares que estudaram em escolas que possuem quadras, materiais, vestiário em condições de uso e jogos internos apresentaram maior participação em aulas de educação física e com uma maior duração de tempo destas aulas. A presença de quadra e vestiário em condições de uso está associada com a realização de pelo menos 300 minutos de atividades físicas semanais dos escolares. Conclui-se que a presença de quadra, materiais para prática de atividade física e vestiário em condições de uso, assim como a presença de ações escolares para pratica de atividades físicas contribui para maiores níveis de atividades físicas de escolares. |
Abstract: | Physical inactivity is a worrying factor for teenagers in the entire world population. Having qualified spaces and materials for physical activity is important for the health of adolescents, as a way to increase physical activity, especially in the school context. The aim of the present study was to analyze the relationship between the characteristics of school infrastructure for physical activity and the level of physical activity in students of João Pessoa. This is a cross-sectional epidemiological study using data from PeNSE (2015 edition), collected between April and September 2015, of students enrolled in the 9th grade of elementary school. Sociodemographic characteristics, physical activity practice, characteristics of schools and infrastructure for physical activity were used. It was found that students who studied in schools that have courts, materials, locker room and internal games had greater participation in physical education classes and with a longer duration of these classes. The presence of court and locker room in conditions of use is associated with the accomplishment of at least 300 minutes of weekly physical activity of the students. It was concluded that the presence of court, materials for physical activity practice and locker room under conditions of use, as well as the presence of school actions for physical activity contributes to higher levels of physical activity of schoolchildren. |
Palavras-chave: | Adolescentes Escolares Infraestrutura escolar Atividade física |
CNPq: | CNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Física |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17546 |
Data do documento: | 2-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FMJ13022020.pdf | 958,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.