Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17548
Tipo: TCC
Título: A formação e o trabalho do profissional de educação física do NASF
Autor(es): Dantas, Gabriella Ribeiro Silva
Primeiro Orientador: Costa, Filipe Ferreira da
Resumo: Com o objetivo de fortalecer a Estratégia da Saúde da Família e ampliar a abrangência das ações das equipes foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no ano de 2008. Dentre os profissionais que compõe o NASF está o profissional de educação física (PEF). O presente estudo teve como objetivos compreender o trabalho do profissional de educação física do NASF de João Pessoa e analisar as colaborações da formação inicial no processo de trabalho, compreender as deficiências da formação inicial do PEF e identificar os principais problemas relativos ao processo de trabalho desses profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo. Participaram do estudo 14 profissionais de educação física que atuam no NASF da cidade de João Pessoa - PB. Os dados foram obtidos utilizando-se grupos focais. O conteúdo proveniente dos grupos focais foi submetido a análise de conteúdo dividida em três fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e interpretação dos dados. Os resultados apontam que a formação inicial do PEF se apresenta distanciada da demanda imposta pelos serviços públicos de saúde. Em relação ao trabalho, os profissionais atuam em dupla função: como PEF do NASF e gerentes de unidades de saúde. Conclui-se que a atuação do PEF é importante e complementar, porém apresenta deficiências devido a formação insuficiente para o trabalho no sistema de saúde brasileiro e à dupla-função dos profissionais dentro do NASF do município de João Pessoa.
Abstract: Aiming to strengthen the Strategy of the Family Health and expand the scope of actions of the teams created the Support Center for Family Health (NASF), in 2008. Among the professionals that make up the NASF is the physical education professional (PEF). The present study aimed to understand the work of João Pessoa's NASF physical education professional and to analyze the collaborations of the initial academic training in the work process, to understand the deficiencies of the initial academic training of the PEF and to identify the main problems related to their working process. professionals. This is a qualitative research of descriptive nature. Fourteen physical education professionals who work at the NASF in the city of João Pessoa - PB participated in the study. Data were obtained using focus groups. The content from the focus groups was subjected to content analysis divided into three fundamental phases: pre-analysis, material exploration and data interpretation. The results indicate that the initial academic formation of PEF is far from the demand imposed by public health services. Concerning the work, professionals working in dual role: as PEF NASF and health unit managers. We conclude that the work of the PEF is important and complementary, but has shortcomings due to insufficient training to work in the Brazilian health system and the dual-role of professionals within the NASF the city of João Pessoa.
Palavras-chave: Profissional de Educação Física
NASF
Estratégia de Saúde da Família
CNPq: CNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17548
Data do documento: 1-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRSD16012020.pdf904,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.