Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1754| Tipo: | TCC |
| Título: | Canções infantis e a educação infantil |
| Autor(es): | Correia, Maria Auxiliadora da Silva |
| Primeiro Orientador: | Santana, Wilder Kleber Fernandes de |
| Resumo: | Nossa temática consiste em um estudo sobre a utilização de canções infantis no ensino pedagógico. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Assim, o trabalho tem a intenção de fazer uma análise acerca das principais teorias que abordam sobre a música e a musicalidade infantis e sua função no ensino e aprendizagem. Os autores pesquisados são: Brito (2003), Ferreiro (1986), Felipe (1998), Fonterrada, (2005), Gainza (1988) dentre outros que abordam conceitos de música na Educação Infantil. Os resultados indicam que a música na educação infantil permite ao professor trabalhar de forma a dialogar com a arte. Ao introduzir as canções infantis sua ação pedagógica, o professor pode facilitar o processo de aprendizado discente, através de intervenção e estratégias que viabilizaram melhor resultado, enfim, pode continuamente reconstruir sua prática, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento das crianças atendidas na Educação Infantil. |
| Abstract: | Our theme is a study on the use of children's songs in the pedagogical education. The study was conducted from a literature search. Thus, the work intends to make an analysis of the main theories that discuss about music and children's musicality and their role in teaching and learning. The authors surveyed are: Brito (2003), Smith (1986), Felipe (1998), Fonterrada, (2005), Gainza (1988) among others that address concepts of music in kindergarten. The results indicate that the music in early childhood education allows teachers to work in order to get acquainted with the art. By introducing the children's songs his pedagogical action, the teacher can facilitate the student learning process, through intervention and strategies that enabled better result, in short, can continually rebuild their practice, thus contributing to a better development of children served in Early Childhood Education. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Canções infantis Ensino - música |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1754 |
| Data do documento: | 31-Out-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MASC12122016 | 694,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
