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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1755
Tipo: TCC
Título: Inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino: um estudo de caso na cidade de São Bento-PB
Autor(es): Santos, Maria Lucilene Pereira dos
Primeiro Orientador: Santana, Wilder Kleber Fernandes de
Resumo: As Pessoas com Deficiências necessitam de todo um trabalho em equipe, incluindo os pais, para que se possam desenvolver com maior estabilidade e harmonia. As crianças com Síndrome de Down apresentam, por vezes, problemas cognitivos e bastantes dificuldades ao nível da linguagem, mas são, de um modo geral, muito alegres e sociáveis. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na rede de ensino regular é um grande desafio, uma vez que muitas escolas não estão preparadas para receber o aluno com deficiência. Sendo o docente um dos importantes pilares para viabilizar a inclusão escolar, este estudo tem por objetivo analisar como tem sido a inclusão de alunos com Síndrome de Down e os desafios diários enfrentados pelas escolas do município de São Bento – PB em mantê-los motivados na inclusão escolar da escola de ensino regular Milton Lúcio da Silva na cidade de São Bento-pb, de modo que se possa investigar a aceitação da inclusão escolar de alunos com NEE, em especial no ensino regular, por partes dos educadores. Verificar a aceitação e desafios encontrados pelos professores em incluir o aluno com Síndrome na rede regular de ensino; Identificar quais os fatores que facilitam ou inibem o aprendizado de alunos com Síndrome de Down;Observar como vem ocorrendo o processo de inclusão dos alunos como Síndrome de Down no município de São Bento através de questionário semi-estruturado. O estudo de caso foi a escola metodológica que proporcionou o (re) conhecimento da realidade escolar, analisada à luz dos teóricos Gil(2005), Batista e Mantoan (2007) e Carneiro (2008). Aplicou-se questionário, para os professores, cujo resultado revela que a falta de formação, o despreparo físico da escola, ausência de material didático e de apoio especializados são os fatores percebidos pelos envolvidos no processo educacional, como grandes dificuldades de se promover a inclusão de crianças em escola comum.
Abstract: Observe how has been the process of inclusion of students as Down Syndrome in the municipality of São Bento through a semi-structured questionnaire.People with Disabilities need all teamwork, including parents, to develop with greater stability and harmony. Children with Down Syndrome sometimes have cognitive problems and quite a few language difficulties, but they are generally very cheerful and sociable. The inclusion of children with special educational needs in the regular school system is a major challenge, since many schools are not prepared to receive the student with a disability. Being the teacher one of the important pillars to make possible the school inclusion, this study aims to analyze how has been the inclusion of students with Down Syndrome and the daily challenges faced by the schools of São Bento - PB to keep them motivated in the Inclusion of the regular school of Milton Lúcio da Silva in the city of São Bento-pb, so that one can investigate the acceptance of the school inclusion of pupils with SEN, especially in regular education, by parts of the educators. To verify the acceptance and challenges found by the teachers in including the student with Syndrome in the regular network of education; Identify the factors that facilitate or inhibit the learning of students with Down Syndrome The case study was the methodological school that provided the (re) knowledge of the school reality, analyzed in the light of the theorists Gil (2005), Batista and Mantoan (2007) and Carneiro (2008). A questionnaire was applied to the teachers, whose results reveal that the lack of training, the physical unpreparedness of the school, lack of specialized didactic material and support are the factors perceived by those involved in the educational process, as major difficulties to promote inclusion Of children in an ordinary school.
Palavras-chave: Inclusão
Síndrome de Down
Educador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1755
Data do documento: 18-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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