Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17560
Tipo: TCC
Título: Os materiais pedagógicos na sala de aula do professor na escola do campo
Autor(es): Gomes, Flávia Gracyelle de Andrade
Primeiro Orientador: Afonso, Maria Aparecida Valentim
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar os materiais pedagógicos utilizados pelo professor em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental para compreender sua importância no processo de ensino e aprendizagem do estudante do campo, bem como refletir e identificar os materiais e recursos utilizados em sala de aula como apoio para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a aquisição e consolidação da leitura e da escrita. Entendemos que, a escola é o ambiente essencial para o desenvolvimento de atividades que incentivem o desenvolvimento de leitura e da escrita dos alunos, visando a consolidação do processo de alfabetização e letramento. Na escola, a sala de aula, constitui um espaço efetivo e privilegiado para a participação, interação, socialização de todos os alunos, considerando o importante papel da mediação pedagógica do professor e a realização de propostas lúdicas que se apoiam em materiais e jogos que favoreçam a aquisição e desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. A pesquisa tem fundamentalmente um cunho bibliográfico e qualitativa exploratório do tipo pesquisa de campo realizada na Escola Municipal José Pedro de Araújo, localizada na cidade de Itabaiana/ PB. Para tal, adotou-se uma entrevista estruturada aplicada com a professora regente do ensino fundamental I, como instrumento para a coleta de dados, de forma a possibilitar o encontro com as informações necessárias para o estudo. Esperamos, que este trabalho de conclusão de curso possa auxiliar professores que atuam no ensino fundamental, nas escolas do campo, que buscam conhecimentos metodológicos e práticos, por meio do uso de materiais pedagógicos para desenvolver a aprendizagem do aluno, formando-o, integrando-o e incluindo-o para as sucessivas etapas da educação básica.
Abstract: The present work aims to understand the importance of ludic activities as a pedagogical proposal for the cognitive development of the 1st year elementary school student, as well as, to reflect and identify the materials and resources used in the classroom as support for the development pedagogical practices aimed at the acquisition and consolidation of reading and writing. We understand that the school is the essential environment for the development of activities that encourage the development of students' reading and writing, aiming at consolidating the process of literacy and literacy. In the school, the classroom is an effective and privileged space for the participation, interaction and socialization of all students, considering the important role of the pedagogical mediation of the teacher and the realization of playful proposals that are supported by materials and games that favor the acquisition and development of students' learning. The research basically has a bibliographic and qualitative exploratory nature of the type of field research carried out at the Municipal School José Pedro de Araújo, located in the city of Itabaiana / PB. To this end, a structured interview was applied with the teacher in charge of elementary school I, as an instrument for data collection, in order to enable the encounter with the necessary information for the study. We wait hoped, with its result, that this course conclusion work can assist teachers who deal with students from the elementary school in the field and seek methodological and practical knowledge through pedagogical materials to develop student learning, forming them , integrating and including it for the successive stages of basic education.
Palavras-chave: Educação do campo
Materiais pedagógicos
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17560
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGAG28052020.pdf908,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons