Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17562
Tipo: TCC
Título: O livro didático da EJA nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola do campo
Autor(es): Silva, Luana Batista da
Primeiro Orientador: Menezes, Ana Célia Silva
Resumo: O presente trabalho trata do Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa Escola do Campo. Levantamos como questão central dessa investigação o seguinte questionamento: O livro didático da EJA corresponde aos interesses e necessidades de aprendizagem dos educandos? A partir dessa indagação temos como objetivo geral compreender o nível de adequação do livro didático da Educação de Jovens e Adultos aos interesses e necessidades de aprendizagem dos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental e refletir sobre as especificidades da Educação do Campo e da Educação de Jovens e Adultos; problematizar o papel do Livro didático da EJA no Campo. Para ajudar em nossa discussão, usamos como fundamentação teórica os estudos de ARROYO (1999), KOLLING, CERIOLI e CALDART (2002) e MOLINA (2008) que discutem a respeito da Educação do Campo. Para a Educação de Jovens e Adultos, serão ressaltados os autores FREIRE (1987) e PINTO (2003). Por fim, foi destacado MUNAKATA (2012) que discorre sobre o Livro Didático. Trata-se de uma pesquisa de campo, complementada por uma análise bibliográfica com abordagem qualitativa e estudo de caso. Como instrumento da pesquisa de campo utilizamos entrevista semiestruturada realizada com uma professora e 5 discentes da EJA. Ao final da pesquisa chegamos aos seguintes resultados: o livro didático utilizado pela EJA na Escola Municipal Dr. Antônio Galvão Cavalcanti não atende as necessidades dos alunos, uma vez que os conteúdos indicados não fazem parte da realidade dos Jovens e Adultos do campo, assim também como o padrão não corresponde ao nível de aprendizagem desses sujeitos. Em relação a avaliação do livro, os educandos revelaram sentir falta de questões que sejam significativas para eles, assim como a professora disse notar essa carência de ideias que possam ser trabalhadas de forma mais direta e significativa. O trabalho apontou ainda que o Livro Didático da EJA vem sendo utilizado de maneira instável no dia a dia dessa turma em questão, pois a qualidade desse material está muito distante dos princípios e especificidades defendidos tanto pelo Movimento de Educação do Campo, quanto pelo Movimento da Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: The present work deals with the Educational Didactic Book for Youth and Adults in the Early Years of Elementary School in a Field School. We raised the central question of this investigation or the following question: Does the EJA textbook correspond to the students' interests and learning requirements? From this question, we have as a general objective to understand the level of adequacy of the Didactic Book of Youth and Adult Education for the interests and learning needs of students in the early years of elementary school and to reflect on the specificities of Field Education and Youth and adult education; To problematize the role of the EJA Didactic Book in the Field. To help in our discussion, use as a theoretical foundation the studies of ARROYO (1999), KOLLING, CERIOLI and CALDART (2002) and MOLINA (2008) that discuss the respect of Rural Education. For Youth and Adult Education, the authors FREIRE (1987) and PINTO (2003) will emphasize. Finally, MUNAKATA (2012) was highlighted, which discusses the Didactic Book. It is a field research, complemented by a bibliographic analysis with a qualitative approach and a case study. As a field research instrument, it uses the semi-structured interview conducted with a teacher and 5 EJA students. At the end of the research, we reached the following results: the Didactic Book used by EJA at the Municipal School Dr. Antônio Galvão Cavalcanti does not meet the requirements of the students, since the contents indicated are not part of the reality of the Youth and Adults in the field, as well also as the standard does not correspond to the level of learning of these subjects. In relation to the evaluation of the book, the students reveal that they feel the lack of questions that are considered for them, just as the teacher said that this lack of ideas can be worked on in a more direct and meaningful way. The work pointed out yet for the EJA Didactic Book has been used in an unstable way on the day from that point in question, because the quality of this material is very distant from the principles and specificities defended both by the Movement of Rural Education and by the Movement of Education of Youth and Adults.
Palavras-chave: Livro didático
Educação de jovens e adultos
Educação do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17562
Data do documento: 16-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBS28052020.pdf988,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons