Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17573
Tipo: TCC
Título: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O ENSINO DE LEITURA
Autor(es): MORAIS, ALICYANNE SILVA
Primeiro Orientador: Sousa, Socorro Cláudia Tavares de
Resumo: O presente trabalho se propôs a investigar a percepção de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre o ensino de leitura. Para atingirmos esse objetivo, realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco professores do Ensino Fundamental. Esta pesquisa está inserida em um paradigma interpretativista e se caracteriza por ser de natureza qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008). Para a análise dos dados, realizamos uma investigação no conteúdo temático e nas escolhas lexicais presentes nas repostas dos professores. As questões da entrevista foram divididas em três categorias de análise: a leitura na educação básica, o ensino da leitura na educação básica e avaliação do ensino de leitura. O estudo se valeu da perspectiva teórica das concepções de leitura (KOCH; ELIAS, 2006) e das orientações sobre ensino de leitura nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), sendo esses nossos principais referenciais teóricos, e ainda de autores como Kleiman (2000), Pietri (2007), Silva (1998), Góis (2012), Schwarzbold (2013). Os resultados apontam que a maioria dos professores apresenta uma concepção de leitura que tem como foco o texto, privilegiam o trabalho com os gêneros textuais; avaliam que os alunos apenas decodificam e têm dificuldades para construir sentido dos textos que leem; e a maioria dos docentes está satisfeita com o ensino-aprendizagem da leitura. Esses resultados apontam para um paradigma de transformação no ensino de leitura, visto que os professores visam a tornar o ensino de leitura um processo mais significativo para os discentes.
Abstract: This work aims to investigate the perception of language teachers Portuguese Elementary School II on the teaching of reading. To achieve this objective, we conducted semi-structured interviews with five school teachers Fundamental. This research is inserted in an interpretative paradigm and characterized by qualitative nature (BORTONI-RICARDO, 2008). For analysis data, we conducted an investigation into the thematic content and lexical choices present in teachers' answers. The interview questions were divided into three categories of analysis: reading in basic education, teaching reading in the basic education and evaluation of reading teaching. The study used the theoretical perspective of conceptions of reading (KOCH; ELIAS, 2006) and guidelines on teaching reading Portuguese Curriculum Parameters of Portuguese Language (BRASIL, 1998), being these our main theoretical references, and still by authors like Kleiman (2000), Pietri (2007), Silva (1998), Góis (2012), Schwarzbold (2013). The results point that most teachers have a reading idea that focuses on the text, privilege or work with textual genres; evaluate that students only decodes and has difficulties in making sense of the texts they read; and the majority of teachers is satisfied with the teaching-learning of reading. These results point to a paradigm of transformation in the teaching of reading, since the Teachers aim to make reading teaching a more meaningful process for students.
Palavras-chave: Ensino de leitura
Concepção de Leitura
Língua Portuguesa
Professores
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17573
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASM23032020.pdf503,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons