Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1758
Tipo: TCC
Título: A ludicidade como recurso pedagógico para o ensino na educação infantil
Autor(es): Souza, Maria das Dores de
Primeiro Orientador: Sobreira, Jéssica Lôbo
referee1 : Silva, Keliene Christina da
referee2: Santana, Wilder Kleber Fernandes de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da ludicidade enquanto recurso pedagógico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica, na qual constatou-se que a ludicidade contribui para o desenvolvimento psíquico, motor, social e cognitivo da criança na Educação Infantil. Como subsídio teórico utilizou-se principalmente as concepções de: Almeida (1995), Cardoso (2008), Friedmann (1998), Santos (1999), Resende (1999), Rosamilha (1979) e Vygotsky (1984) dentre outros autores que abordam a importância da utilização do lúdico na Educação Infantil. Buscou-se também ao longo do trabalho mostrar o papel e a importância do lúdico como um recurso e uma práxis que colabora para o desenvolvimento completo da criança e que sirva de alicerce para o decorrer de sua vida educacional. Concluímos que antigamente a finalidade do lúdico era apenas proporcionar o prazer nas crianças e atualmente, muitas instituições passaram a usá-lo como instrumento essencial e como meio de motivação, interação, investigação e descoberta da criança pelos conhecimentos, com a finalidade de torná-las futuros cidadãos reflexivos e capazes de transformar a nossa sociedade de maneira justa, inteligente e humanizada.
Abstract: This study aims to analyze the role of playfulness as a pedagogical resource in the development and learning of children in kindergarten. The methodology was the literature, in which it was found that playfulness contributes to psychological development, motor, social and cognitive development in early childhood education. As a theoretical subsidy was used mainly the concepts of: Almeida (1995), Cardoso (2008), Friedmann (1998), Santos (1999), Resende (1999), Rosamilha (1979) and Vygotsky (1984) among other authors who address the importance of using the playful in kindergarten. It also sought throughout the work show the role and importance of the play as a resource and a practice that contributes to the full development of children and to serve as a foundation for the course of their educational life. We conclude that once the purpose of the play was only provide pleasure in children and currently, many institutions began to use it as an essential tool and as a means of motivation, interaction, research and discovery for the child's knowledge, in order to make them future citizens reflective and able to transform our society in a fair, intelligent and humane way.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino - aprendizagem
Lúdico - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1758
Data do documento: 16-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDS18112016661,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.