Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1758| Tipo: | TCC |
| Título: | A ludicidade como recurso pedagógico para o ensino na educação infantil |
| Autor(es): | Souza, Maria das Dores de |
| Primeiro Orientador: | Sobreira, Jéssica Lôbo |
| referee1 : | Silva, Keliene Christina da |
| referee2: | Santana, Wilder Kleber Fernandes de |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da ludicidade enquanto recurso pedagógico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica, na qual constatou-se que a ludicidade contribui para o desenvolvimento psíquico, motor, social e cognitivo da criança na Educação Infantil. Como subsídio teórico utilizou-se principalmente as concepções de: Almeida (1995), Cardoso (2008), Friedmann (1998), Santos (1999), Resende (1999), Rosamilha (1979) e Vygotsky (1984) dentre outros autores que abordam a importância da utilização do lúdico na Educação Infantil. Buscou-se também ao longo do trabalho mostrar o papel e a importância do lúdico como um recurso e uma práxis que colabora para o desenvolvimento completo da criança e que sirva de alicerce para o decorrer de sua vida educacional. Concluímos que antigamente a finalidade do lúdico era apenas proporcionar o prazer nas crianças e atualmente, muitas instituições passaram a usá-lo como instrumento essencial e como meio de motivação, interação, investigação e descoberta da criança pelos conhecimentos, com a finalidade de torná-las futuros cidadãos reflexivos e capazes de transformar a nossa sociedade de maneira justa, inteligente e humanizada. |
| Abstract: | This study aims to analyze the role of playfulness as a pedagogical resource in the development and learning of children in kindergarten. The methodology was the literature, in which it was found that playfulness contributes to psychological development, motor, social and cognitive development in early childhood education. As a theoretical subsidy was used mainly the concepts of: Almeida (1995), Cardoso (2008), Friedmann (1998), Santos (1999), Resende (1999), Rosamilha (1979) and Vygotsky (1984) among other authors who address the importance of using the playful in kindergarten. It also sought throughout the work show the role and importance of the play as a resource and a practice that contributes to the full development of children and to serve as a foundation for the course of their educational life. We conclude that once the purpose of the play was only provide pleasure in children and currently, many institutions began to use it as an essential tool and as a means of motivation, interaction, research and discovery for the child's knowledge, in order to make them future citizens reflective and able to transform our society in a fair, intelligent and humane way. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Ensino - aprendizagem Lúdico - jogos e brincadeiras |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1758 |
| Data do documento: | 16-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MDS18112016 | 661,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
